GAY BLOG BR by SCRUFF

Expressões lacrativas mode on! Inspirado no “Site dos Menes”, o Buzzfeed deu renovada no vocabulário da internet usando a querida burocracia brasileira.

expressões lacrativas
Autenticou a firma na cara dela
expressões lacrativas
Me chama na procuração bb
expressões lacrativas
Protocolou na cara da sociedade
expressões lacrativas
Apregoei
expressões lacrativas
Acabou com a jurisprudência dela
expressões lacrativas
Rubrica mais que tá pouco
expressões lacrativas
Rubrica menos pfv
expressões lacrativas
Carimba que é top
expressões lacrativas
Bicha, a senhora é autenticadora mesmo
expressões lacrativas
Caramba, que timbrada em duas vias
expressões lacrativas
Atenticou, viado!

Veja também: Youtuber francês tenta adivinhar as gírias gays brasileiras

ETIMOLOGIA DE BUROCRACIA

O termo grego antigo πυρρός, translit. purrós (“cor de fogo”) deu origem à palavra latina burrus (“marrom avermelhado”), da qual se originou, em latim vulgar, o termo bura(m), que designa um pano grosseiro de lã de cor marrom avermelhado, que, em francês, era chamado burel. Esse tecido (geralmente pardo, marrom ou preto), usado para confeccionar a vestimenta dos monges e penitentes, era também empregado para forrar a superfície sobre o qual se faziam contas e passou a designar a própria mesa de trabalho. O termo acabou por se estender às escrivaninhas das repartições públicas. Daí deriva a palavra bureau, que inicialmente se referia às mesas de trabalho cobertas com esse tecido e, posteriormente, por sinédoque, passou a designar todo o escritório.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

A um negociante e funcionário do governo francês do século XVIII, Jacques Claude Marie Vincent, Seigneur de Gournay (1712-1759, economista), atribui-se a criação do termo bureaucratie, por volta de 1740. O termo se aplicava a todas as repartições públicas e tinha um sentido bem crítico e irônico. Embora Gournay não tenha deixado registro escrito da palavra, isso foi feito em uma carta de seu contemporâneo, o enciclopedista Barão von Grimm:

“O falecido M. de Gournay (…) costumava dizer: Temos […] uma doença que faz muitos estragos; essa doença se chama buromania. Às vezes ele se referia a isso como uma quarta ou quinta forma de governo, com o nome de burocracia.”

Assim, “burocracia” é um termo híbrido, composto pelo francês, bureau (escritório) e pelo grego, krátos (poder ou regra), significando uma forma de dominação exercida por funcionários de escritórios.




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente