Pais Homossexuais | Eliseu Neto

O psicanalista Eliseu Neto analisa que pais gays não influenciam na futura orientação sexual da criança

Eu tenho cansado de ler pessoas dizendo que são contra a adoção de crianças por pais homossexuais. Fico impressionado como pessoas que jamais estudaram desenvolvimento infantil, ficam cheias de certezas e afirmações.

Uma criança ao nascer é totalmente dependente, então, percebe-se que precisa do amor desta para viver. Nasce aí a profunda carência do ser humano e uma figura que Freud chama Nebemench, normalmente ocupada pela mãe. Em segundo, surge aquilo que a mãe ama além do filho, geralmente um pai. E, olhando para este, a criança descobre como ela deve ser para obter o amor e os cuidados dessa figura primordial.

Sim, isso significa que pais homossexuais podem criar ‘normalmente’ uma criança. Um ocupará a figura de objeto primordial e a outra a função paterna, introduzindo a criança nas regras do mundo, em como deve ser alguém para ser amado.

Agora, alguém vai me dizer que, então, um pai homossexual vai induzir a criança a ser homossexual? É uma besteira, visto que pais heterossexuais têm filhos homossexuais. O que acredito é que um pai homossexual poderia dar mais liberdade ao filho para experimentar e viver com liberdade sua vida sexual.

Mãe e pai são funções que podem ser exercidas de diversas formas. A função paterna pode até ser exercida pelo trabalho da mãe, ou qualquer outra coisa que esta ame além do filho.

Ainda me atrevo à dizer que, como pais gays sempre serão adotivos, vejo uma tendência em serem sempre muito desejosos de ter esses filhos e, visto que sabem na pele a dor do preconceito, um pouco mais empáticos com os conflitos de uma criança/adolescente.

Não consigo ver nenhum argumento lógico, para um casal gay, que se ame, que não possa também dar amor para uma criança. Triste é deixá-las em orfanatos por puro preconceito.

O amor gay é o mais puro e verdadeiro, pois muitos homossexuais são capazes de lutar contra a sociedade por alguém – Edimar Luiz Müller.