GAY BLOG BR by SCRUFF

No dia 16 de junho, a partir das  será inaugurado o 1° Salão de Arte Homoerótica – Vórtice, no Vórtice Cultural, no Centro de São Paulo. A iniciativa ocorre na eemana em que se comemora o orgulho LGBTQIA+, e ficará em cartaz até 30 de julho.

Obra de Helton Aversa Gutierrez (Foto: Divulgação)

O 1° Salão de Arte Homoerótica é uma iniciativa do espaço cultural independente Vórtice, instalada no centro cultural Edifício Vera que reúne, desde 2021, ateliês, produtoras e exposições de arte na região da . O salão traz seis artistas que têm em comum o universo gay apresentado com enfoque na sensualidade, transgressão, violência e desejo na masculinidade contemporânea. 

A curadoria é de Paulo Cibella, que também participa da mostra. Também fazem parte do Salão os artistas brasileiros Daniel Jaen, Hanz Ronald, Helton Aversa Gutierrez, Paulo Cibella e o mexicano Félix D’Eon

Obra de Hanz Ronald (Foto: Divulgação)

 

De acordo com a curadoria, a “arte homoerótica faz parte daquele universo de objetos que não ganham imediata adesão dos espectadores, seja através da ótica estética, política ou moral. Ela retrata assuntos incômodos à grande audiência por tratar de temas de gênero e sensualidade, colocando o corpo masculino, no caso, como lugar de desejo e gozo, e também como representação social e política”.

Todos estes conceitos sobre o homoerotismo estão representados no 1° Salão de Arte Homoerótica – Vórtice, que dá visibilidade ao que se esconde por trás de preconceitos e de uma moral heteronormativa, segundo a curadoria.

Obra de Paulo Jorge Gonçalves (Foto: Divulgação)

Serviço

1º Salão de Arte Homoerótica – Vórtice 

Onde: Vórtice Cultural / Edifício Vera – Rua Álvares Penteado 87 / 7º andar, Sé, São Paulo – SP (próximo ao CCBB).
Quando: 16 de junho a 30 de julho.
Visitação: Quarta-feira a Sábado, das 11h às 19h. Vernissage: 16/06 (quinta-feira), das 11h às 19h. Visitas privadas por agendamento pelo e-mail info@vorticecultural.com, às segundas e terças-feiras. Visitas guiadas pelo curador aos sábados das 14h às 15h.
Indicação etária: Maiores de 18 anos.
Realização: Vórtice Cultural
Curadoria: Paulo Cibella
Texto: Ivi Brasil
Produção: Leonardo Maciel
Assistência de produção: Lucas Calvelhe
Projeto expográfico: Leonardo Maciel e Paulo Cibella
Projeto gráfico: Sidney Secolo
Montagem: Luiz 83
Comunicação: Tag&Line
Parceria: VANDL ART
Agradecimentos: Hermógenes Moussallem e Ricardo Ramalho

Obra de Daniel Jaen (Foto: Divulgação)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)