GAY BLOG BR by SCRUFF

Para reafirmar os direitos da população LGBTQIA+ e celebrar o Mês do Orgulho, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade promovem em suas estações iniciativas que visam disseminar informações e combater o preconceito. As ações incluem a presença de unidades móveis LGBTI em estações da Linha 4-Amarela e duas exposições.

Unidade móvel LGBTI (Foto: Divulgação)

Nas unidades móveis LGBTI, os atendimentos, que iniciaram este mês, estendem-se ainda pelos meses de setembro, outubro e dezembro. As unidades são vinculadas à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo e estarão nas estações com o objetivo de informar e promover acolhimento para pessoas LGBTQIA+, em prol de uma comunidade sem intolerância.

Além disso, a área desenvolve ações permanentes de respeito à diversidade sexual e combate à LGBTfobia, dando atendimento a vítimas de violência e discriminação, orientações gerais, com apoio jurídico, psicológico e de serviço social, também em seus centros de cidadania.

Mostra “Dignidade Já: LGBTQIA+” (Foto: Divulgação)

Duas exposições, com curadoria do jornalista e produtor cultural Maurício Coutinho, também fazem parte das ações nos metrôs de São Paulo: “Dignidade Já: LGBTQIA+ e “Diversidade de Gênero – Cidadania e Respeito”. A primeira conta com fotos de personagens que lutam pela conquista de direitos, como o jornalista Leão Lobo, as trans Antara Gold e Camila Prins, as drags Silvetty Montilla, Thalia Bombinha e Lady Fama, e Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBTQIA+ do Brasil.

A outra  exposição leva ao público ilustrações de personalidades do segmento, produzidas pelo artista plástico Luciano Meskyta. Em ambas o público tem acesso a informações sobre as leis e conquistas da população LGBTQIA+, exemplificadas com a consultoria da advogada Iolanda Aparecida Mendonça, especializada em direito homoafetivo. Em algumas estações, escadas adesivas com as cores do arco-íris lembram as pessoas sobre a importância do respeito à diversidade.

Sempre é tempo de comemoração pelas conquistas e de conscientização contra o preconceito, a violência e pelo respeito à diversidade, temas que fazem parte de várias ações desenvolvidas pela ViaQuatro e ViaMobilidade ao longo do ano, reforçando nossa perspectiva de atuar pela mobilidade humana”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.

Escadas adesivadas (Foto: Divulgação)

Serviço

Mostras até 30 de junho de 2022

  • “Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+”: Estação Faria Lima — Linha 4-Amarela de metrô;
  • “Diversidade de Gênero – Cidadania e Respeito”: Estação Campo Belo — Linha 5-Lilás de metrô;

Unidade Móvel LGBTIA+ em estações da Linha 4-Amarela, de junho a dezembro:




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)