GAY BLOG BR by SCRUFF

Dando continuidade ao trabalho de incentivo e difusão da produção artística nacional, o Sesc iniciou uma nova etapa do projeto Sesc Cultura ConVIDA!, com exibição de 10 mostras temáticas, que trazem à tona questões de grande relevância cultural. A programação contará com mais de 100 atrações, que serão exibidas gratuitamente na plataforma online. Entre os temas está LGBTQI+.

Bruno Perillo em "Won't You Come Out To Play", de Julia Katharine  sesc convida
Bruno Perillo em “Won’t You Come Out To Play”, de Julia Katharine

“A partir de mostras temáticas, vamos levar ao público a diversidade da produção cultural do país. São artistas de todas as regiões, com apresentações de artes cênicas, educativas, visuais, audiovisuais, em formatos como podcasts, oficinas, apresentações musicais, entre outros”, destaca o Gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego.

Entre os destaques LGBTQI+, produzidos por pessoas identificadas ao universo LGBTQI+ e que discutem questões relacionadas à diversidade de gênero, temos:

Audiovisual

“Acesso” – Julia Leite (curtas da quarentena)

Julia Leite é escritora e cineasta. Atuou como editora e curadora assistente do Festival do Minuto e é autora do livro de poemas “minúscula” (Editora Patuá). Dirigiu o curta-metragem “Ainda não” (disponível temporariamente na plataforma LGBTflix) e busca sempre trazer uma perspectiva de gênero e sexualidade para seus trabalhos autorais.

“Won’t You Come Out To Play” – Julia Katharine (curtas da quarentena)

Diretora, roterista e atriz do curta tea For Two 2018. Esse curta foi exibido em circuito nacional na sessão vitrine.

Artes Cênicas

Representatividade Trans no Circo com a Cia Fundo Mundo (SP)

A Cia. Fundo Mundo, é uma companhia circense formada exclusivamente por pessoas transgêneras, travestis e não-binárias. Fundada em 2017, se reúne sob o mote de que o corpo trans é dotado de potência. “Sui Generis” é sua primeira obra, com estreia em 2018, um espetáculo que aborda a transgeneridade de forma ácida e provocativa, trazendo o humor como ferramenta de questionamento. Além disso, o grupo propõe atividades formativas como debates, rodas de conversa e laboratórios de criação.

Memória Social e Patrimônio

Transbora: gênero, sexualidade, e diversidade, com Greta Lopes (SP)

Greta Lopes é produtora cultural, comunicadora e ativista LGBTQIA+. Apresenta o podcast Transborda, que trata de questões de gênero, e realiza a festa do mesmo nome em São Paulo, evento conhecido pela comunidade LGBTQIA+.

A programação das mostras temáticas está disponível no site www.sesc.com.br/convida e no canal www.youtube.com/sescbrasil.