GAY BLOG BR by SCRUFF

O primeiro RePensa Festival estreia dia 27 de maio a fim de ressignificar, através do diálogo e da arte, questões de raça e gênero para promover a inclusão e a diversidade, principalmente em tempos de pandemia e isolamento social. Totalmente on-line e gratuito, o festival é apresentado pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc. Estudantes secundaristas, universitários das áreas de artes, filosofia, sociologia, psicologia, medicina, antropologia, história, cinema e teatro estão entre o público-alvo.

Idealizado e dirigido por Rogério Garcia, RePensa conta com a produção de Gabriel Garcia e supervisão artística do teatrólogo Alexandre Mello. Juntos, eles preparam uma maratona de quatro dias, de quinta a domingo, das 18h à meia-noite, com mesas de debates, intelectuais, artistas, performers e DJs. A retirada de ingressos é feita pelo Sympla e a transmissão fica a cargo da WeDo Entretenimento. Na abertura, a filósofa Viviane Mosé vai comandar o primeiro bate-papo.

“Acreditamos que celebrar as diferenças criando arte é o melhor caminho para construirmos uma sociedade mais justa e democrática para todxs. A intenção é fomentar um lugar de troca com artistas negros, LGBTQIA+, mulheres, periféricos de todas as zonas da cidade usando seus espaços de criação e criando performances que dialoguem com os temas apresentados”, conta Rogério Garcia.

Acostumados a gerir espaços públicos – Gabriel já esteve à frente do Teatro Ziembinski, e Rogério, do Teatro Ipanema – e tendo no currículo trabalhos marcantes como, por exemplo, “Hamlet Candidato”, no SESC Copacabana, em 2019,  Rogério e Gabriel decidiram transformar o RePensa – que aconteceu pela primeiríssima vez como evento, em 2017, no Teatro Ipanema – em um grande festival. A motivação foi devida não só ao sucesso alcançado na ocasião, mas à potência dos temas abordados.

Cada dia do festival RePensa será dedicado a um assunto específico que ajude a refletir sobre a nossa contemporaneidade. Então, os temas são “O Espanto da Realidade” (27/05), “Diversidade Hoje” (28/05), “Políticas Raciais” (29/05) e “A Mulher Contemporânea” (30/05). Eles serão apresentados pelos atores Fábio Ventura e Letícia Cannavale, ao lado de Rogério.

Os apresentadores vão se conectar com os artistas através de plataforma online de lives e seminários simultâneos. Eles anunciam a performance e entregam o espaço para o artista. Ao término do trabalho, o apresentador e/ou curador entra para conversar sobre a apresentação. Em seguida, abrem comentários para que o público presente na live possa trocar ideias com o artista. Então, é apresentada a mesa com os convidados. Serão duas horas de conversas com direito à interação do público, de forma extremamente democrática.

Dedicado à diversidade e à inclusão, "RePensa Festival" traz debates, performances e música
Blackyva – Divulgação

SERVIÇO 

REPENSA FESTIVAL
27 a 30 de maio, das 18h à 0h.
Grátis
A retirada de ingressos é feita pelo Sympla e a transmissão fica a cargo da WeDo Entretenimento.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – REPENSA FESTIVAL

27/05: O Espanto da Realidade

18h – PERFORMANCES

“NÃO ME ESPANTO”

Com Camila Moura. Textos: Camila Moura, Pedro Emanuel, Renata Tavares e Tiago Ribeiro. Direção: Renata Tavares. Colaboração: Tiago Ribeiro.

Sinopse: A realidade para Camila Moura, atriz do Complexo da Maré, cantora, dramaturga, educadora, estudante, mulher e preta está diretamente ligada ao seu passado e de seus ancestrais. Ela tem urgência e oferece uma dose ácida, real, de fatos cansadamente repetidos..

“SHE PLANET”

Com Letícia Cannavale. Provocadora Artística: Daniella Visco.

Sinopse: Estado de não respiração por distúrbios sintéticos. O acúmulo e o desperdício num excesso de não naturalidade insana. Imagens desconexas num futuro próximo do não-ser. Ação, harmonia, susto e prontidão. Tudo isso que pode surgir a partir do instante de profunda inquietação sob o espanto da realidade.

“CAIO – Cair Até Inventar Onda”

Texto, direção e interpretação: Caio Riscado.

Sinopse: É uma palestra performance interessada em propor conversas sobre a queda e o fracasso. Um arquivo corrompido sobre a história de um nome. Uma paisagem vestida com o
uniforme da falha. Caio Riscado é professor substituto do curso de Direção Teatral da UFRJ.

20h – DEBATE

Mesa: O Espanto da Realidade

Com Viviane Mosé, Andrea Maciel, Jaqueline Gomes de Jesus + convidados

22h – MÚSICA

DJ Jojo Rodrigues

00h – ENCERRAMENTO

28/05: Diversidade Hoje

18h – PERFORMANCES

“HOTEL UMBRAL OU A DUPLA VIDA DE BUNNY SCARLET”

Texto e interpretação: Andrea Maciel. Criação coletiva: Cross-Pollination Platform of Theatre.

Sinopse: Bunny Scarlet é uma criminosa curandeira que, um dia, como todos os habitantes do Hotel Umbral, parou de respirar. O ar rarefeito interrompeu a desenfreada ninfomania de Bunny, que se viu diante do desafio de renascer.

“THE ART OF HUMAN DESIGN”

Texto, direção e interpretação: Joaquim Bezerra.

Sinopse: Joaquim desenvolve pesquisas com foco em identidade, genética, questões de gênero e sexualidade. Dessa forma, busca explorar como o corpo do ator-performer pode interagir com os diversos aspectos do ambiente da arte contemporânea.

“THE FACE OF RIO”

Texto, interpretação e direção: Blackyva

Sinopse: Performance sobre os espaços da cidade do Rio que são raivosos, cruéis e impiedosos, cheios de normas de comportamento e requisitos.

20h – DEBATE

Mesa: Diversidade Hoje.

Com Caio Riscado, Nlaisa, Natalie Smith, Maria Isabel Iorio + convidados.

22h – MÚSICA

DJ Convidado

00h – Encerramento

29/05 – Políticas Raciais

18h – PERFORMANCES
“E AÍ? NÃO CANSA, NÃO?”

Com Jefferson Melo. Textos: Jefferson Melo, Pedro Emanuel, Cidinho e Doca. Direção: Renata Tavares. Colaboração: Tiago Ribeiro.

Sinopse: Pandemia. Preservação de vidas. Qual vida? Qual a cor dessa vida? Essa vida precisa residir num determinado endereço. Mas para Jefferson Melo, preto, ator do Complexo da Maré, cantor, escritor, cronista, educador, estudante, ser alguém que está incluído no conceito de preservação de vidas é ironicamente afirmar que ele nunca esteve incluído.

“BAILE”

Texto, direção e interpretação: Lian Gaia.

Sinopse: A atriz em cena carrega duas personagens. Uma está inquieta para saber mais sobre suas origens apagadas pela colonização, e a outra a encoraja na luta identitária do corpo.

“MAR SECO QUE TERRA MOLHADA””
Texto, direção e interpretação: Luiza Loroza.

Sinopse: Performance poética-musical em que o afrofuturo se faz presente através da musicalidade das palavras e do som metalizado. Luiza também é cantora e vem aí com o single “Pureza”.

20h – DEBATE

Mesa: Políticas Raciais

Com Ana Flavia Cavalcanti, Maria Gal + convidados

22h – MÚSICA

Sarau Erótico com Orlando Caldeira e Drayson Menezzes

00h – Encerramento

30/05 – Bem-vindo, Matriarcado!

18h – PERFORMANCES

“MIAU”

Com Jojo Rodrigues. Direção: Renato Linhares. Trilha sonora: Felipe Storino.

Sinopse: Primeiro pedaço de uma história despedaçada, desesperada por virar passado. Na tela, uma nevasca. Nós estamos de luto, entretanto, vidrados, de frente para a história. Uma experiência sobre o sorriso na dor e no amor: rima antiga dos chips mais rápidos e avançados do mundo.

“UM SONHO INTENSO”

Com Nina da Costa Reis.

Sinopse: Um país em pandemia. Desordem emocional. Ato de criação. Iremos acordar desse sonho?

“MEU TERRITÓRIO”

Texto, direção e interpretação: Débora Salém.

Sinopse: O que está entre Professora e Estudantes? Qual a força da Escola Pública e seus Ecos na sociedade? É a hora dessas meninas gritarem  toda a força que elas têm na voz.

20h – DEBATE

Mesa: Bem vindo, Matriarcado!

Com Dani Visco,  Renata Tavares, Tom Grito + convidados

22h – MÚSICA

DJ Giordanna Forte

00h – ENCERRAMENTO

Idealização e direção: Rogério Garcia 
Produção: Gabriel Garcia 
Supervisão Artística: Alexandre Mello 
Apresentação: Rogério Garcia 
Programação Visual: Humberto
Assessoria de Imprensa: DobbsScarpa 

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.