GAY BLOG BR by SCRUFF

Meu irmão, eu mesmo” é o título do novo livro de João Silvério Trevisan, lançado nesta sexta-feira (05). Em 252 páginas, o escritor, dramaturgo e jornalista divide com o público “a experiência de amar e sobreviver até a última gota” e revela viver há 30 anos com o HIV.

Na obra, Trevisan aborda a relação de amizade com seu irmão mais novo, Cláudio, morto em 1994, aos 48 anos, por um câncer linfático. Dois anos antes da morte, também aos 48 anos, o jornalista descobriu que vivia com HIV – fato que manteve apenas entre os mais íntimos.

(Foto: Reprodução/Facebook)

Só agora, aos 78 anos, Trevisan resolveu falar publicamente sobre o assunto, que foi um baque para ele em 1992. “O resultado acusava a presença avançada do vírus no meu organismo, sinal de que eu já começava a rolar o barranco até o fundo do abismo”, lembrou ele, em entrevista ao jornal Estado de Minas.

Passados quase 30 anos, o escritor resolveu transformar toda a angústia de ver a si mesmo e ao irmão à beira da morte no livro “Meu irmão, eu mesmo”, romance autobiográfico e o segundo volume da trilogia que teve início com “Pai, pai” (2017).

João Silvério Trevisan (Foto: Reprodução)

No livro, Trevisan fala da relação próxima entre ele e o irmão e diz que, em alguns momentos, chegou até a assumir a posição de pai. Ao relembrar quando Claudio precisou operar de fimose, ele diz: “Acho que foi o momento em que estive mais próximo de encarnar para você o papel do pai — o provedor, o que protege”.

Além disso, o carinho e o afeto entre Claudio e Trevisan eram demonstrados de diversas formas. Os dois chegavam a se cumprimentar até com um selinho na boca – o beijo era dado em público, sem que Claudio ficasse constrangido, afrontando todo o machismo da época.

Nós vivemos como se fôssemos eternos. E evitamos falar do fim. Então meu livro é basicamente uma exposição de como a dor é parte das nossas vidas. Ela precisa ser abraçada porque significa uma parte daquilo que somos“, afirmou o escritor ao Estado de Minas.
Meu irmão, eu mesmo - João Silvério Trevisan - Grupo Companhia das Letras
Capa do livro “Meu irmão, eu mesmo” (Foto: Reprodução)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)