Espetáculo ‘Gregorianas’ passeia pela obra de Gregório de Mattos com 11 artistas transformistas

A trilha sonora vai da música eletrônica ao forró, passando pelo rap e pop, com referências da MPB.

O espetáculo “Gregorianas”, que propõe passeio pela obra do poeta baiano Gregório de Mattos, será apresentado em Salvador (BA), nos dias 15 e 16 de junho, sábado às 20h e domingo às 16h e 19h.

Espetáculo ‘Gregorianas’ passeia pela obra de Gregório de Mattos com 11 artistas transformistas em cena
Espetáculo ‘Gregorianas’ passeia pela obra de Gregório de Mattos com 11 artistas transformistas em cena. Foto: Diney Araújo/ Divulgação

A encenação é fruto do projeto TransFormação, programa de qualificação e aprimoramento pioneiro no país voltado para atores e atrizes transformistas da cena soteropolitana. O programa gratuito teve início em novembro de 2018 e proporcionou, dentre 13 disciplinas teóricas e práticas, aulas de performance, maquiagem, dublagem, improvisação e história do transformismo, além de palestras e consultorias, com carga horária de 400 horas e certificado para encaminhamento do atestado de capacidade profissional.

O passeio na obra do poeta barroco é o mote principal para o espetáculo “Gregorianas”, que traz ao palco uma grande homenagem a Gregório de Mattos, com poemas, trechos da peça Bocas do Inferno, de autoria da professora e dramaturga Cleise Mendes, além de textos desenvolvidos a partir de improvisação durante o processo de montagem.

O elo criado entre os integrantes revelam hábitos e desejos, expressões, sonhos, incômodos e manifestos ao longo do espetáculo. A ironia e deboche presentes na poesia de Gregório são ainda hoje instrumentos de crítica e humor ácido, também características das artistas transformistas.

No elenco, Marie Flamel, Azvdo, Natha Sympson, Midorii SooKido, Mephistopheles Evangeline, Didi Yoncé, Annastacia Drumond, Ivanelly Bergman, Afrodtite kazumba, Miguella Magnata e Nininha Problemática. O espetáculo ainda conta com a participação especial de Camila Castro, como Jorjão.

A trilha sonora vai da música eletrônica ao forró, passando pelo rap e pop, com referências da MPB. Com roteiro organizado por Luciana Comin, “Gregorianas” segue sob orientação coreográfica de Jaqueline Elesbão, figurino e produção de moda de Luiz Santana (Rainha Loulou), ambientação por vídeo mapping assinada por Giovani Rufino, iluminação de Fernanda Paquelet e direção de Fernando Marinho, curador do projeto.

TransFormação é um programa institucional do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia (Sated-BA), realizado pelo Grupo Teca Teatro e Outras Artes, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador, da Secretaria da Fazenda do Município e Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio do edital Gregórios e apoio da Natura.

Serviço

Espetáculo Gregorianas
Período: 15 e 16 de junho
Horário: 20h (sábado) e 16 e 19h (domingo)
Local: Teatro Molière (Av. Sete de Setembro, 401 – Ladeira da Barra – Salvador, BA)
Ingressos:  R$ 10 (inteira)
Classificação: 16 anos
Realização: Teca Teatro e Outras Artes

Comente