GAY BLOG BR by SCRUFF

Neste sábado (02), às 20h, a peça “Sobrevida” realiza a mostra de abertura do processo de residência artística no Teatro Décio de Almeida Prado, no Centro Cultural da Diversidade de São Paulo. O espetáculo debate o preconceito e o estigma social que as pessoas soropositivas carregam ao longo da vida.

Este é o primeiro trabalho do Rio Grande do Sul selecionado para o projeto. O espetáculo tem direção e dramaturgia do gaúcho Jaques Machado. Os ensaios e pesquisas começaram em Porto Alegre e seguirão durante o mês de outubro na capital paulista.

A estreia oficial de “Sobrevida” será na programação do 29º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, que acontecerá de 10 a 21 de novembro com apresentação presencial e virtual.

(Foto: Divulgação)

“Estrear a primeira peça que escrevo e dirijo em São Paulo é um sonho que eu não sabia que tinha, ainda mais, podendo falar sobre um tema que ainda é um tabu na sociedade. Quem leva uma vida soropositiva normalmente não fala sobre isso, por medo do preconceito e do estigma imposto na sociedade. Falar é libertador!”, destaca Jaques.

“Sobrevida” é descrita como uma peça que retrata a vida de um ator que, ao revelar seu diagnóstico positivo para HIV, conduz a plateia por um passeio através de suas memórias e medos. Nesse trajeto, revive o conflito de compartilhar sua situação de risco com amigos, família e paixões. Em cena, os atores Lincoln Camargo e Xandre Martinelli vivem a mesma personagem em diferentes momentos de vida”.

As leituras e ensaios começaram no mês de maio deste ano, foi quando o texto deixou de ser um monólogo e passou a ser dividido entre os dois atores. Em junho, já em sala de ensaio os artistas começaram o trabalho de criação cênica e estudo de objetivos da dramaturgia.

No coletivo de artistas que integram o projeto, estão ainda a atriz e bailarina Angela Spiazzi que fica com a direção de movimento e corpo do espetáculo, Ricardo Vivian na iluminação cênica e Rodrigo Shalako na cenografia.

Serviço

Ensaio aberto do espetáculo “Sobrevida”;
Quando? Sábado, 02 de outubro de 2021, às 20h;
Onde? Teatro Décio de Almeida Prado, no Centro Cultural da Diversidade de São Paulo.

Cartaz de “Sobrevida (Foto: Divulgação)

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (RS).