GAY BLOG BR by SCRUFF

Nos dias 24 e 25 de junho, das 10h às 12h e das 15h às 18h, será realizado a Feira da Diversidade da Estácio voltado ao público LGBTQIA+, nos campi Conceição, Santo Amaro e Interlagos, em São Paulo. Na ação, a comunidade trans terá a oportunidade de participar do atendimento gratuito para retificação de nome social e registro de assentamento civil no NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio) que será oferecido na Feira.

O evento também contará com palestras de especialistas, distribuição de kits de prevenção à ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e uma central de currículos. “Estamos em um momento significativo sobre o que precisamos desenvolver rumo à formação de uma instituição de ensino mais diversa. Para isso, é necessário construirmos esse olhar juntos: direção, docentes, colaboradores e alunos“, declara Fernando Romeiro, reitor da Estácio São Paulo.

A organização da feira pontua que um dos maiores problemas para pessoas trans é a retificação de nome social, que geralmente é um processo burocrático e caro. “Quando o nome do registro não equivale ao gênero pode se tornar um grande sofrimento para a pessoa. Por isso, a adequação do nome é fundamental para garantir a intimidade, privacidade e dignidade, evitando situações de constrangimento”, afirma Roberta Candido, coordenadora do curso de Direito da Estácio.

Johanna Nascimento (Foto: Divulgação)

Johanna Nascimento, 25 anos, é travesti e diz que qualquer visibilidade para a comunidade LGBTQIA+: “Me assumi como travesti para minha família e foi a coisa mais libertadora que eu já fiz, poder falar em voz alta o que eu era. Hoje quando me olho no espelho, sinto uma tranquilidade e satisfação pessoal transcendente. Apesar de todo o sofrimento e medo que sentia quando criança e adolescente, me reconhecer e me afirmar como travesti todos os dias, é minha maior conquista“.

Além da universidade, as ONGs TransConvida, Angels e o Centro de Integração à Cidadania Jabaquara irão contribuir na Feira. “Abrir as portas de um centro universitário em três cantos da capital paulista para atender a população LGBTQIA+ com alunos capacitados e profissionais sérios, assegura o acesso à justiça e transforma vidas. Iremos conceder para as diversas pessoas trans, travestis e não binárias a possibilidade de ser quem são, inclusive em seus documentos, mediante assistência jurídica de qualidade e gratuita“, diz Iggor Moreira, organizador do evento.

Serviço

Campus Conceição
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 673 – Jabaquara, São Paulo – SP;
Datas e horários: 24 e 25 de junho, das 10h às 12h e das 15h às 18h

Campus Interlagos
Av. do Jangadeiro, 111 – Interlagos, São Paulo – SP;
Datas e horários: 24 e 25 de junho, das 10h às 12h e das 15h às 18h

Campus Santo Amaro
Rua Promotor Gabriel Nettuzzi Perez, 108 – Santo Amaro, São Paulo – SP;
Datas e horários: 24 e 25 de junho, das 10h às 12h e das 15h às 18h.

Entrada: gratuita e aberta ao público




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)