Exposição com obras de Antônio Peticov inaugura na sexta-feira, dia 02

Esculturas em neon, criadas e exibidas pelo artista no início dos anos 80, em Milão, serão reproduzidas para a exposição - algumas são inéditas

A Galeria Ricardo Von Brusky e Cacá Nóbrega apresentam a exposição “A Luz de Antônio Peticov”, com abertura dia 2 de agosto, a partir das 18h. No sábado, dia 3 de agosto, às 18h, a galeria promove uma palestra com o artista.

A Luz de Antônio Peticov The Ladder. Madeira, pedra sabão e neon 60X25X30cm. 1981
The Ladder. Madeira, pedra sabão e neon. 60X25X30cm. 1981

Serão exibidas dez esculturas e duas instalações em neon, reproduções de obras dos anos 80, e seis pinturas em tela inéditas. Os trabalhos em neon foram exibidos pela primeira vez no início da década de 80, em Milão, cidade italiana em que o artista viveu entre 1971 e 1985, antes de se estabelecer em Nova York por mais 14 anos.

“No ano passado recebi a visita, aqui em São Paulo, de um velho amigo milanês, trazendo consigo uma pasta de couro contendo a maioria dos meus projetos relacionados com minhas pesquisas com neon. Bingo! Me caía nas mãos a possibilidade de reeditar aqueles trabalhos ligados à Luz relançando-os em uma exposição cuidada e produzida por Ricardo Von Brusky e Cacá Nóbrega, entusiastas e incentivadores de uma espécie de revival de minha obra”, conta Peticov sobre a exposição.

A Luz de Antônio Peticov
POURING. Madeira, mármore, aço e neon. 70X70X50cm. 1981

A exposição é uma oportunidade única de apreciar imagens que viraram ícones mundiais ao serem reproduzidas em posters distribuídos pela editora de Bruce McGaw. “A primeira a ser lançada foi a reprodução fotográfica da escultura que inaugurou a utilização da iluminação com neon, a prateleira com os sete vasinhos, “Natura”. Mais surpreso ainda fiquei ao ver esse poster ser bem aceito e vendido mundialmente durante vários anos”, relembra Peticov. Após “Natura”, foi feita a edição da reprodução fotográfica da escultura “The Ladder”, que atingiu igual sucesso”, conta Peticov.

POURING. Madeira, mármore, aço e neon 70X70X50cm. 1981
NATURA. Madeira, cerâmica e neon. 18X106X17cm. 1980

SERVIÇO

“A Luz de Antônio Peticov”
Abertura: 02 de agosto, das 18h às 22h
Exposição: de 03 a 17 de agosto, de segunda a sexta, das 11h às 19h. Sábados das 16h às 20h. Dia 3 de agosto, às 18h, a galeria promove uma palestra com o artista.

Galeria Ricardo Von Brusky
Rua Estados Unidos, 336 – Jardim América – São Paulo, SP
Tel: (11) 2373.0768

www.vonbrusky.com.br

Antônio Peticov

Nascido em Assis, no interior do estado de São Paulo em julho de1 946, viveu a sua infância em Cachoeiro de Itapemirim, no Estado do Espírito Santo, mudando para São Paulo em tempo para a comemoração do IV centenário da cidade, quando foi à inauguração do Parque do Ibirapuera, evento que muito o marcou.

O início de sua adolescência foi vivido no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde ficou até completar seus 14 anos. Foi nessa cidade, ainda maravilhosa, que ele descobriu a sua vocação artística ao conhecer Mario Sales Jr, o MARÇAL.

A partir dos 16 anos, de volta à capital paulistana, divide seu tempo entre as Artes Visuais e o mundo da música tendo sido o responsável pela banda que viria a se tornar Os Mutantes.

Exilando-se em Londres em 1970 transferiu-se para Milão no final de1971 aonde permaneceu até 1985, quando passou a residir e trabalhar em New York lá permanecendo por outros 14 anos.

Seu trabalho foi difundido mundialmente através de capas de discos e de livros assim como calendários, cartões postais e posters, geralmente associado às suas mostras.

Galeria Ricardo Von Brusky

O novo espaço de arte Ricardo Von Brusky foi concebido e estruturado para promover as mais variadas expressões artísticas. Além dos tradicionais leilões de arte antiga, moderna e contemporânea, a nova sede, instalada nos Jardins, foi ampliada com o objetivo de proporcionar uma experiência singular a seus visitantes, contribuindo para uma maior difusão da cultura nacional e internacional. Em um único espaço, o público poderá conferir exposições e instalações, além de projetos, cursos e palestras de arte, gastronomia e lifestyle.

Comente