GAY BLOG BR by SCRUFF

Nesta sexta-feira (05), o filme “Great Freedom”, indicado da Áustria ao Oscar, chega na plataforma de streaming MUBI. Lançado no ano passado, o longa-metragem tem direção de Sebastian Meise.

Cenas de “Great Freedom” (Foto: Reprodução)

“Great Freedom” se desenrola na Alemanha pós-guerra e acompanha a relação entre Hans Hoffman (Franz Rogowski), preso inúmeras vezes por sua homossexualidade, e seu companheiro de cela Viktor (Georg Friedrich). 

Narrado através de uma montagem paralela que vai de 1945 a 1968, o filme dá forma a uma história de amizade, surgida do calor da empatia mútua. Pouco a pouco, esse sentimento dará origem a algo mais profundo entre Hans e Viktor.

Cenas de “Great Freedom” (Foto: Reprodução)

Um retrato da resistência e resiliência, o filme foi vencedor do prêmio do júri da mostra “Un  Certain Regard” do festival de Cannes em 2021; e ganhou o “Golden Giraldillo”, no Festival de Cinema Europeu de Sevilha.

Além de Franz Rogowski e Georg Friedrich, o elenco conta com os atores Anton von Lucke, Thomas Prenn e Thomas Stecher.

Assista ao trailer de “Great Freedom”

Homossexualidade na 2º Guerra Mundial

O regime nazista matou milhares de homossexuais e promoveu “experimentos científicos” para tentar a “cura gay”. Até parceiros políticos abertamente homossexuais de Adolf Hitler foram eliminados após sua ascensão.

Estima-se que os ataques a homossexuais na Alemanha sob domínio do Terceiro Reich vitimou cerca de 10 mil pessoas. Entre as políticas homofóbicas aplicadas, há os experimentos médicos feitos pelo nazista Carl Værnet, em prisioneiros de campos de concentração, na intenção era “curá-los” da homossexualidade.

Ele teve autorização do oficial Heinrich Himmler, que já se referiu a  homossexualidade como “uma infecção” e pedia “a exterminação dessa existência anormal”. Værnet chegou a injetar hormônios artificiais na virilha de alguns prisioneiros e pelo menos dois homens morreram de infecção, conforme reportagem da Folha de S. Paulo.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)