GAY BLOG BR by SCRUFF

A estreia do Big Brother em Portugal foi no último dia 12 de setembro e conta com dois apresentadores inéditos que surpreenderam o público: Cláudio Ramos e Manuel Luís Goucha, ambos abertamente gays, além de que entre os participantes há a presença de Lourenço Barcelos, um homem trans e negro. As informações são do Terra.

Barcelos tem 24 anos e trabalha como ajudante no restaurante da família e sonha em ser ator. Na primeira conversa no confessionário, ele comenta sobre ser uma pessoa trans.

“Quero ser inspiração para transexuais como eu e toda a comunidade LGBT”, disse. “Quero abrir mentalidades”, continuou.

Entre os participantes também há a presença de um homem cis gay, o arquiteto Bruno, que também é ativista LGBTQIA+. Essa diversidade chega como um “balde de água fria” ao conservadorismo português em relação aos direitos LGBTs, apesar de que há uma significativa parcela da população que pensa de modo mais progressista.

Big Brother de Portugal tem apresentadores gays e participante trans
Reprodução

Em 2020, a emissora que exibe o Big Brother, a TVI, realizou uma pesquisa sobre temas considerados sensíveis, como divórcio, sexo antes do casamento e aborto. Sobre a união civil gay, houve 52% de pessoas foram contra.

Quanto a adoção de crianças por um casal homoafetivo, a rejeição foi de 68%. Curiosamente, mesmo com esses índices, as leis já beneficiam as pessoas interessadas, considerado que os homossexuais podem se casar civilmente desde 2010, e a adoção é realizada desde 2016.

Vale lembrar que no início do ano, durante a exibição do programa “Big Brother – Duplo Impacto” em Portugal, que reúne participantes marcantes das edições do programa principal, o confinado Hélder Teixeira foi expuls após fazer uma saudação nazista.

Ele já tinha causado polêmica no ano passado por ter feito comentários homofóbicos no programa principal, quando ele estava competindo com outros durante uma prova de resistência, e disse que “preferia ser mulherengo do que ser…”, não citando nenhum nome, mas dando um sorriso sarcástico e virando o rosto para Edmar, um participante homossexual declarado.

Join our community of 15+ million guys

Find guys looking for the same thing with SCRUFF Match. Volunteer to be a SCRUFF Venture Ambassador to help out guys visiting your home city. Search an up-to-date agenda of the top parties, prides, festivals and events. Upgrade your game with SCRUFF Pro and unlock 30+ advanced features. Download SCRUFF here.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"