GAY BLOG BR by SCRUFF

O cineasta André Canto, conhecido por ter dirigido o longa “Cartas para Além dos Muros”, apresenta o trailer de seu mais novo projeto, o programa documental #PrecisamosFalarSobreIsso, investigando a relação da Comunidade e do Movimento LGBTQIA+ com o tema de HIV.

Em 2018, segundo levantamento do Grupo Gay da Bahia, morreram 420 pessoas vítimas da homolesbotransfobia. Os dados do boletim epidemiológico de HIV e AIDS de 2018 mostram que 2.970 homens gays, homens bissexuais, outros homens que fazem sexo com homens, mulheres trans e travestis morreram em decorrência da AIDS.

Ou seja, o número de vítimas em decorrência da AIDS em 2018 foi 7 vezes maior do que as vítimas por violência. A maior causa de mortes dentro da comunidade se dá em decorrência da AIDS. A pergunta que fica é: se hoje existe um tratamento eficaz e gratuito para o HIV, por que a comunidade LGBTQIA+ continua morrendo?

“Não se trata aqui de criar uma competição entre o que mata mais na comunidade LGBTQIA +, porém os números nos ajudam a dimensionar as perdas e com isso perceber a urgência dessa discussão. Falar sobre HIV/AIDS, erradicar o estigma, o preconceito e a discriminação é uma forma de salvar vidas.”, argumenta Canto.

Diretor de "Cartas para Além dos Muros" anuncia novo projeto; assista ao trailer
Reprodução

O Dia Mundial da AIDS (1º de dezembro), foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987.O Brasil desde 2017, celebra também o Dezembro Vermelho, com o objetivo de promover a conscientização nacional sobre prevenção ao HIV e à AIDS

Em 2016, André Canto iniciou a pesquisa sobre Hiv e Aids que culminou no filme “Cartas Para Além dos Muros”. O olhar crítico sobre o passado e a compreensão do processo de elaboração de valores pela sociedade sobre o HIV e AIDS, foram os pontos de partida para o desenvolvimento do projeto socioeducativo #PreciasmosFalarSobreIsso.

O projeto multi linguagens, focado em comunicação, entrega informações e ferramentas essenciais para que as pessoas possam gerenciar sua prevenção a ISTs em geral e concomitantemente desmistificar o grande tabu da Aids.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".