GAY BLOG BR by SCRUFF

Após uma versão completamente virtual em 2020, o 15° For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero retorna nesta sexta-feira (19), no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza (CE), e segue até 25 de novembro . O festival traz para sua Mostra Competitiva Internacional a exibição de 24 curtas e oito longas metragens de realizadores brasileiros e estrangeiros.

A programação, inteiramente gratuita, contará com 30 horas de exibição de filmes nacionais e estrangeiros, de curtas e longas-metragens nas Mostras: Feminino Plural, Mostra Educativa, Mostra de Filmes Convidados, Mostra de Filmes Cearenses e Mostra Competitiva Internacional de Curta e Longa Metragem.

Cena do filme “Assim Como O Ar” (Foto: Reprodução)

A seleção foi realizada por uma curadoria coordenada pelo jornalista e crítico de cinema Diego Benevides, e mais dois cineastas, a baiana Ceci Alves e o paulista Miguel Rosa Caldeira. O 15º For Rainbow, mesmo com as complicações causadas pela pandemia, recebeu um total 1.520 inscrições de filmes, de 101 países.

Os filmes selecionados pela curadoria concorrerão em três categorias: Curta-Metragem Brasileiro, Curta-Metragem Estrangeiro e Longa-Metragem. Cada uma delas premiará com o troféu Elke Maravilha as seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Arte, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora. 

O festival também terá o prêmio João Nery, um reconhecimento dado às produções que abordam essencialmente a militância LGBTQI+ e o reflexo dessa atuação na vida das pessoas e o Prêmio da Crítica, para Melhor Longa e Melhor Curta brasileiros.

Cena do filme “Transversais” (Foto: Reprodução)

Nesta edição, a abertura será com o filme documentário “Transversais”, dirigido por Émerson Maranhão e produzido por Allan Deberton. O filme sobre transexualidade apresenta o depoimento de quatro pessoas trans que resgatam suas histórias, seus processos de autodescoberta, trânsitos e jornadas e também de uma mulher cisgênero, mãe de uma adolescente transgênero, além de militantes e ativistas. 

Na lista de produções do 15º For Rainbow traz ao público também o longa africano “Banca” (Kapana), de Philippe Talavera (Namíbia), selecionado e premiado por diversos festivais pelo mundo como Out on Film Atlanta LGBTQ Film Festival/2020 (EUA), Reel out Queer Film + Video Festival/2021 (Canadá) e Pride Queer Film Festival/2021 (Austrália); “A Casa do Amor” (The House of Love), de Luca Ferri (Itália) que estreou no Festival Berlinale/2020 (Berlim), e integrou os festivais Thessaloniki Doc Film/2020 (Grécia) e Biografilm Bologna/ 2020 (Itália); e “Assim como o Ar, Sempre nos Levantaremos”, de Clara Angélica (Brasil) que fará sua estreia no próprio festival.

Serviço

15° For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero
Quando? De 19 a 25 de novembro;
Onde? Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza (CE);
Programação completa  e mais informações no site www.forrainbow.com.br

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).