GAY BLOG BR by SCRUFF

O III Cine Educação começa neste dia 23 de outubro, e segue até o dia 28. Pela primeira vez totalmente online em virtude da pandemia do covid-19, o festival de cinema do Sinpro-Rio traz a cada dia filmes com temas essenciais para o desenvolvimento da nossa sociedade, sempre conectados à educação.

Ao todo, serão 15 filmes disponíveis de graça no canal do Cine Educação no YouTube. As produções estão divididas nos seguintes Eixos Temáticos: Educação e Democracia (23/10); Educação e Antirracismo (24/10); Educação, Arte e Esporte (25/10); Educação, Diversidade e Meio Ambiente (26/10); Educação e Saúde (27/10); e Educação Pública (28/10).

Os filmes estarão disponíveis para exibição ao longo do dia e, à noite, sempre às 19h30, um bate-papo sobre o tema em destaque traz convidados especiais.  O cineasta Silvio Tendler estará na live de abertura, no dia 23/10, com o tema Educação e Democracia. No dia 24/10, a live Educação e Antirracismo recebe Clarissa Lima, autora do livro Cor de pele: valorizando as diferenças para as oportunidades serem iguais.

Já no dia 25/10, durante o Eixo Educação, Arte e Esporte, será exibido um curta produzido por jovens da Favela do Muquiço, durante uma oficina do Cine Educação, realizada em parceria com o Instituto Bola Pra Frente e a FARE/FootBall People 2020, organização internacional que combate o racismo no esporte.

Reprodução

Entre os destaques do III Cine Educação estão o cubano Por la vida, sobre as brigadas médicas do país caribenho, e os brasileiros Histórias de Yayá (Episódio 1: A Concha), que aborda a importância da cultura africana na formação da identidade cultural brasileira; e Soccer Boys, que traz a história da criação do primeiro time de futebol gay do Rio de Janeiro. Além deste, no dia 26/10 haverá um bate-papo com Alessandro Mariano, do Coletivo LGBT do MST, responsável por “LGBT Sem Terra”.

No encerramento do festival, Dia do Servidor Público (28/10), será exibido o filme Resgates, que documenta o emocionante trabalho de reconstrução do Museu Nacional, destruído por um grande incêndio em 2018. Essa é uma forma do Cine Educação 2020 homenagear os profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que celebra seu centenário.

SERVIÇO:
III CINE EDUCAÇÃO
De 23 a 28 de outubro
Onde: Canal do YouTube do Cine Educação
Horário: 19h30 (Lives)

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"