GAY BLOG BR by SCRUFF

Para a astrologia, é no “Retorno de Saturno” que se tem o momento formador da plenitude adulta, que ocorre entre os 27 e 30 anos, marcando o início de uma jornada de autoconhecimento. E é esse trânsito astrológico inspira a série dirigida e roteirizada por Igor Moreira, que retrata esta fase da vida com comédia e protagonismo LGBTQIA+.

Contemplado pelo edital Retomada Cultural RJ da Lei Aldir Blanc, a websérie “Retorno de Saturno estreou no último primeiro de abril no Youtube e tem novos episódios todas às quintas-feiras, às 18h.

Na primeira temporada, intitulada “Ele é de Virgem”, a obra acompanha Dante, um jovem gay, virginiano e neurótico que tem medo de perder o controle de sua vida e se vê em um momento em que parece que nada mais sai como planejado. A volta ao Brasil de sua melhor amiga Val, uma mulher negra e bissexual, vai abalar as estruturas dos seus planos, mas vai fazer com que ele perceba que algumas amizades, mesmo que tenham conflitos, podem sair melhor do que o planejado. Com a ajuda de suas amigas Val e Goreth e muito autoconhecimento, Dante vai aprender a “se controlar para ser menos controlador”.

“Com um personagem imaginativo e que tende a sempre fantasiar o pior cenário possível, ‘Retorno de Saturno’ explora situações cotidianas com um toque de surrealismo e deboche. A série também traz discussões sociais ligadas às minorias, principalmente a pessoas LGBTQIA+. É o retrato do millenial que, acreditando em signo ou não, tem dúvidas do que está fazendo com a sua vida. Uma geração que chegou aos 27 pensando ‘na minha idade minha mãe já estava grávida de mim e eu estou aqui lambendo a tampa do iogurte'”, conta Igor Moreira.

“A websérie surgiu da necessidade de mostrarmos narrativas LGBTQIA+ de forma leve, despretensiosa e confortante, em que o ponto principal da vivência desses personagens não seja dor ou sofrimento. Os dois personagens principais dessa websérie, Dante e Val, vivem seus dramas particulares, porém suas identidades não são definidas, ou apenas limitadas, a serem pessoas LGBTQIAI+”, completa Moreira.

A equipe de produção da série é composta majoritariamente por jovens LGBTQIA+ moradores de diferentes partes da cidade do Rio de Janeiro que já abordam essa temática na maioria de seus projetos anteriores. O projeto abraça o movimento de narrativas feitas por e para pessoas LGBTQIA+ que precisam estar cada vez mais presentes no audiovisual para que possam integrar de vez o imaginário popular.

Websérie aborda "Retorno de Saturno" de pessoas LGBTQIA+ de forma leve e cômica
Websérie aborda “Retorno de Saturno” de pessoas LGBTQIA+ de forma leve e cômica

SERVIÇO

“Retorno de Saturno”
Onde: youtube.com/c/RetornodeSaturnoSerie
Grátis

Instagram: @retornode.saturno

Ficha Técnica:
Dante – Bruno Bernardini
Goreth – Flávia Santana
Val – Aliny Ulbricht
Louis – Samuel Valladares

Criação e Roteiro – Igor Moreira
Direção – Igor Moreira e Carla Villa-Lobos
Produção – Julia Araújo e Vitória Régia da Silva
Direção de Fotografia – Carla Villa-Lobos e Pedro Freitas
Som direto – Mariana Graciotti e Vitoria Parente
Direção de Arte – Fernanda Martins
Figurino – Ana Mariano
Caracterização – Gahbie Figueira

Montagem, Videografismo e Coord. de Pós – Rafael Rodrigues
Correção de Cor – Luciano de Azevedo
Mixagem de Som – Gabriel Marinho
Supervisão Musical – Naila Agostinho
Produtor Musical e Compositor da Trilha Sonora Original: Gabriel Marinho
Música Tema da Série – “Pra Gente se Entender (G.a.B.o Remix)”
Autora e Intérprete – Afra

Tradução e Legendas – Patrícia Matos
Identidade Visual – Gabe
Design Cartas – Mayara Marques
Redes Sociais – Mari Rocha

Alimentação – Alice Botelho (@cozinha.semfirula) e Angurmê (@angurmeculinaria)
Transporte – Jr Nelo
Entregas – Motojoy (@motojoyentregas)

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.