GAY BLOG BR by SCRUFF

Para a astrologia, é no “Retorno de Saturno” que se tem o momento formador da plenitude adulta, que ocorre entre os 27 e 30 anos, marcando o início de uma jornada de autoconhecimento. E é esse trânsito astrológico inspira a série dirigida e roteirizada por Igor Moreira, que retrata esta fase da vida com comédia e protagonismo LGBTQIA+.

Contemplado pelo edital Retomada Cultural RJ da Lei Aldir Blanc, a websérie “Retorno de Saturno estreou no último primeiro de abril no Youtube e tem novos episódios todas às quintas-feiras, às 18h.

Na primeira temporada, intitulada “Ele é de Virgem”, a obra acompanha Dante, um jovem gay, virginiano e neurótico que tem medo de perder o controle de sua vida e se vê em um momento em que parece que nada mais sai como planejado. A volta ao Brasil de sua melhor amiga Val, uma mulher negra e bissexual, vai abalar as estruturas dos seus planos, mas vai fazer com que ele perceba que algumas amizades, mesmo que tenham conflitos, podem sair melhor do que o planejado. Com a ajuda de suas amigas Val e Goreth e muito autoconhecimento, Dante vai aprender a “se controlar para ser menos controlador”.

“Com um personagem imaginativo e que tende a sempre fantasiar o pior cenário possível, ‘Retorno de Saturno’ explora situações cotidianas com um toque de surrealismo e deboche. A série também traz discussões sociais ligadas às minorias, principalmente a pessoas LGBTQIA+. É o retrato do millenial que, acreditando em signo ou não, tem dúvidas do que está fazendo com a sua vida. Uma geração que chegou aos 27 pensando ‘na minha idade minha mãe já estava grávida de mim e eu estou aqui lambendo a tampa do iogurte'”, conta Igor Moreira.

“A websérie surgiu da necessidade de mostrarmos narrativas LGBTQIA+ de forma leve, despretensiosa e confortante, em que o ponto principal da vivência desses personagens não seja dor ou sofrimento. Os dois personagens principais dessa websérie, Dante e Val, vivem seus dramas particulares, porém suas identidades não são definidas, ou apenas limitadas, a serem pessoas LGBTQIAI+”, completa Moreira.

A equipe de produção da série é composta majoritariamente por jovens LGBTQIA+ moradores de diferentes partes da cidade do Rio de Janeiro que já abordam essa temática na maioria de seus projetos anteriores. O projeto abraça o movimento de narrativas feitas por e para pessoas LGBTQIA+ que precisam estar cada vez mais presentes no audiovisual para que possam integrar de vez o imaginário popular.

Websérie aborda "Retorno de Saturno" de pessoas LGBTQIA+ de forma leve e cômica
Websérie aborda “Retorno de Saturno” de pessoas LGBTQIA+ de forma leve e cômica

SERVIÇO

“Retorno de Saturno”
Onde: youtube.com/c/RetornodeSaturnoSerie
Grátis

Instagram: @retornode.saturno

Ficha Técnica:
Dante – Bruno Bernardini
Goreth – Flávia Santana
Val – Aliny Ulbricht
Louis – Samuel Valladares

Criação e Roteiro – Igor Moreira
Direção – Igor Moreira e Carla Villa-Lobos
Produção – Julia Araújo e Vitória Régia da Silva
Direção de Fotografia – Carla Villa-Lobos e Pedro Freitas
Som direto – Mariana Graciotti e Vitoria Parente
Direção de Arte – Fernanda Martins
Figurino – Ana Mariano
Caracterização – Gahbie Figueira

Montagem, Videografismo e Coord. de Pós – Rafael Rodrigues
Correção de Cor – Luciano de Azevedo
Mixagem de Som – Gabriel Marinho
Supervisão Musical – Naila Agostinho
Produtor Musical e Compositor da Trilha Sonora Original: Gabriel Marinho
Música Tema da Série – “Pra Gente se Entender (G.a.B.o Remix)”
Autora e Intérprete – Afra

Tradução e Legendas – Patrícia Matos
Identidade Visual – Gabe
Design Cartas – Mayara Marques
Redes Sociais – Mari Rocha

Alimentação – Alice Botelho (@cozinha.semfirula) e Angurmê (@angurmeculinaria)
Transporte – Jr Nelo
Entregas – Motojoy (@motojoyentregas)

Join our community of 15+ million guys

Find guys looking for the same thing with SCRUFF Match. Volunteer to be a SCRUFF Venture Ambassador to help out guys visiting your home city. Search an up-to-date agenda of the top parties, prides, festivals and events. Upgrade your game with SCRUFF Pro and unlock 30+ advanced features. Download SCRUFF here.