GAY BLOG BR by SCRUFF

O jornalista e terapeuta curitibano Flávio Jayme olhou para o seu passado e se perguntou por quê crianças LGBTQIA+ não se veem representadas na literatura infantil?

Na sua época, segundo ele, isso não acontecia nem na literatura nem em outros meios, com os personagens LGBTQIA+ limitando-se a estereótipos assexuados para fazer rir na TV. Mas, por mais que isso hoje esteja mudando, tanto nas produções televisivas quanto no cinema e na literatura infantojuvenil, nos livros infantis ainda é raro se falar do assunto.

E aquela criança que se vê de uma forma diferente das outras, que percebe que com ela algo não é igual à maioria, não se vê representada e acaba crescendo em um universo onde reprimir este comportamento “fora do padrão” se torna não só comum, mas também uma defesa.

Foi justamente por isso que Flávio – que também é pedagogo -, como uma criança que passou por tudo isso, decidiu escrever o livro Menino Estrela (Amazon, e-book, R$ 9,90), uma história “semi-autobiográfica”, como ele mesmo define.

Reprodução

“Esses dias, assistindo a um programa de TV, fiquei pensando sobre como seria minha autobiografia, e percebi que gostaria que fosse um livro infantil. Que este livro transmitisse para os pequenos parte do que eu passei quando criança, com bullying e aceitação, e como a gente pode se fortalecer. Esta é a ideia deste livro”, afirma o autor.

Pensando justamente nestas crianças que não se veem representadas, Flávio criou um personagem que carrega uma marca que o faz diferente das outras crianças. Aos poucos, enquanto cresce e compreende o mundo, aquele menino percebe que sua marca não é um problema ou um defeito a ser escondido, mas algo que o torna único.

Flavio Jayme/ divulgação

Com a proposta de falar sobre respeito, diversidade, aceitação e autoestima, Menino Estrela é todo escrito em versos e é indicado para crianças a partir de 5 anos, para gerar conversas com os pais e para, acima de tudo, mostrar para os pequenos que não ser igual a todo mundo não é um problema.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.