GAY BLOG BR by SCRUFF

O jornalista e terapeuta curitibano Flávio Jayme olhou para o seu passado e se perguntou por quê crianças LGBTQIA+ não se veem representadas na literatura infantil?

Na sua época, segundo ele, isso não acontecia nem na literatura nem em outros meios, com os personagens LGBTQIA+ limitando-se a estereótipos assexuados para fazer rir na TV. Mas, por mais que isso hoje esteja mudando, tanto nas produções televisivas quanto no cinema e na literatura infantojuvenil, nos livros infantis ainda é raro se falar do assunto.

E aquela criança que se vê de uma forma diferente das outras, que percebe que com ela algo não é igual à maioria, não se vê representada e acaba crescendo em um universo onde reprimir este comportamento “fora do padrão” se torna não só comum, mas também uma defesa.

Foi justamente por isso que Flávio – que também é pedagogo -, como uma criança que passou por tudo isso, decidiu escrever o livro Menino Estrela (Amazon, e-book, R$ 9,90), uma história “semi-autobiográfica”, como ele mesmo define.

Reprodução

“Esses dias, assistindo a um programa de TV, fiquei pensando sobre como seria minha autobiografia, e percebi que gostaria que fosse um livro infantil. Que este livro transmitisse para os pequenos parte do que eu passei quando criança, com bullying e aceitação, e como a gente pode se fortalecer. Esta é a ideia deste livro”, afirma o autor.

Pensando justamente nestas crianças que não se veem representadas, Flávio criou um personagem que carrega uma marca que o faz diferente das outras crianças. Aos poucos, enquanto cresce e compreende o mundo, aquele menino percebe que sua marca não é um problema ou um defeito a ser escondido, mas algo que o torna único.

Flavio Jayme/ divulgação

Com a proposta de falar sobre respeito, diversidade, aceitação e autoestima, Menino Estrela é todo escrito em versos e é indicado para crianças a partir de 5 anos, para gerar conversas com os pais e para, acima de tudo, mostrar para os pequenos que não ser igual a todo mundo não é um problema.

Join our community of 15+ million guys

Find guys looking for the same thing with SCRUFF Match. Volunteer to be a SCRUFF Venture Ambassador to help out guys visiting your home city. Search an up-to-date agenda of the top parties, prides, festivals and events. Upgrade your game with SCRUFF Pro and unlock 30+ advanced features. Download SCRUFF here.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.