GAY BLOG BR by SCRUFF

Entre os dias 17 e 19 de fevereiro, a Vivo promove uma série de debates chamado “Semanas Diversas“. A iniciativa tem como proposta conectar o movimento da “Semana de Arte Moderna de 1922” com a transformação vivida ao longo dos últimos 100 anos e a pluralidade do Brasil contemporâneo, a partir de uma perspectiva da diversidade. Os encontros reúnem artistas, professores e pesquisadores, no Teatro Vivo, sempre das 19h às 21h, com ingressos gratuitos.

Marina Mathey participa do primeiro encontro, na quinta-feira (17) (Foto: Reprodução)

A arte é uma expressão potente e genuína da diversidade brasileira. Nossa proposta é estabelecer diálogos sobre o movimento modernista que sacudiu a sociedade na época e relacioná-lo ao momento atual, como forma de valorizar e promover a diversidade“, comenta Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

O encontro “Reverberações“, tema desta quinta-feira (17), discute a inserção de pessoas trans nos sistemas artístico, social e político nos dias atuais, com a presença de Digg Franco, co-fundador da Casa Chama e articulador político-cultural, Patrícia Wagner, curadora, crítica e mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP e Marina Mathey, atriz, cantora e diretora da ProduTrans com pocket show da cantora.

Já na sexta-feira (18), a temática trata das “Relações Descoloniais” e as lutas que os grupos não-brancos têm para a inserção nos sistemas da arte e do design. Como convidados: a drag queen amazonense Uyra Sodoma (Emerson Munduruku), que promove em seus trabalhos a defesa da natureza e da sustentabilidade socioambiental, o designer Kevelin Oliveira, que através do design promove a reflexão sobre a cultura negra e direitos LGBTQIA+, Fernando Oliva, doutor em Crítica e História da Arte pela USP e participante da equipe curatorial do MASP. 

A drag Uyra Sodoma é uma das convidadas do segundo encontro, na sexta-feira (18) (Foto: Reprodução)

E por fim, no sábado (19), acontece “Modernismos“, que traz uma reflexão sobre os desdobramentos dos Modernismos no início do Século 20 em diferentes perspectivas, com a participação de Sérgio Vaz, ativista, criador da Cooperifa e da Semana de Arte Moderna da Periferia. No debate, estão Vinícius Spricigo, professor do departamento de História da Arte da UNIFESP, Renata Bittencourt, coordenadora do Educativo dos Instituto Moreira Salles e Lisette Lagnado, curadora da 11ª  Bienal de Berlim, crítica de arte, pesquisadora e escritora.

Além dos debates realizados nesses três dias, na sexta-feira (18) acontece ainda a performance do grupo “Poetas Ambulantes“, que apresentarão poesia marginal contemporânea com trechos de Paulicéia Desvairada, de Mário de Andrade. Os encontros serão gravados e ficarão disponíveis no @Vivo.Cultura, no Instagram. Já os ingressos estão gratuitos podem ser retirados via Sympla e Vivo Valoriza.

Serviço

Semanas Diversas
Entre 17 e 19 de fevereiro, das 19h às 21h
Teatro Vivo| Avenida Dr. Chucri Zaidan, 2460, Morumbi
Ingressos gratuitos disponíveis via Sympla e Vivo Valoriza.

 




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)