GAY BLOG BR by SCRUFF

Neste sábado, dia 7, às 10h, em São Paulo, acontece o “Rolezinho Especial Mário de Andrade”, uma provocação atual sobre a relevância de uma carta, escrita há 95 anos, pelo modernista ao seu amigo Manuel Bandeira falando sobre a sua sexualidade.

O rolezinho, iniciativa que faz parte da programação mensal do Museu da Diversidade Sexual (MDS), irá percorrer a praça da República, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e o Theatro Municipal de São Paulo, palco da Semana de Arte Moderna de 1922 que teve o poeta que reformulou a literatura e as artes visuais no Brasil como seu principal representante.

Biógrafos do modernista afirmam que essa carta secreta, guardada a sete chaves pela Fundação Casa de Rui Barbosa e liberada na íntegra para consulta em 2015, foi essencial para a confirmação de sua homoafetividade.

“Um dos maiores artistas de sua época ser homossexual causa incômodo na sociedade, principalmente no século 20, quando começamos a ter discussões sobre o assunto. Essa comprovação, vinda do próprio autor por meio da carta, é e foi importante conscientizar todas as pessoas”, afirma a educadora Natália Nascimento, uma das responsáveis pelo Núcleo de Educação para a Diversidade e que irá conduzir o passeio.

“Este passeio tem o objetivo de investigar antigas atuações no centro de São Paulo e suas repercussões. Mário de Andrade foi uma figura importante para o desenvolvimento cultural do país, com grandes atuações na cidade. O rolezinho desse sábado irá refazer alguns percursos e explorar as múltiplas narrativas negras e homoafetivas que se ligam ao autor e que são importantíssimas para a comunidade LGBTQIAP+”, afirma Val Chagas, coordenadora do núcleo de educação do MDS. O ponto de encontro será no Museu da Diversidade Sexual, no Metrô República.

A atividade, promovida pelo MDS, faz uma provocação sobre a relevância da carta de Mário de Andrade (Foto: Eduardo Cordeiro/MDS)
A atividade, promovida pelo MDS, faz uma provocação sobre a relevância da carta de Mário de Andrade (Foto: Eduardo Cordeiro/MDS)

Serviço:

DATA: 07/04 – SÁBADO
HORÁRIO: 10h às 12h
LOCAL: Ponto de encontro na frente do Museu da Diversidade, Estação Metrô República, em São Paulo

Sobre o MDS

O Museu da Diversidade Sexual (MDS) é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria da Cultura e Economia Criativa, sendo o primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à Memória e Estudos da Diversidade Sexual.

A instituição é destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIA+ (contemplando a diversidade de siglas que constituem hoje o MDS) e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIAP+, que se propõe a discutir a diversidade sexual e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e a promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.

Atualmente, o MDS passa por uma reforma de ampliação da sua sede, na estação República do metrô, em São Paulo. Com isso, a unidade terá melhor infraestrutura para abrigar exposições, mostras e demais ações educativas do Museu, alcançando um público ainda maior. A expectativa é que a reforma seja finalizada ainda no primeiro semestre de 2023.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"