GAY BLOG BR by SCRUFF

O que vem à tona quando a perspectiva LGBTQIA+ é adotada para se contar a história dos séculos iniciais da colonização? A partir dessa indagação, a doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e militante dos direitos de prostitutas e pessoas LGBTQIA+, Amara Moira, sintetiza o que será abordado na exposição “Dando Pinta no Brasil Colônia“, uma das diversas mostras virtuais lançadas em dezembro pelo Museu da Diversidade Sexual (MDS).

Exposição “O Orgulho Ocupa a Rua (Foto: Reprodução)

De acordo com Amara, ao se pensar em história do Brasil, raramente se aborda a questão das dissidências sexuais e de gênero, ficando a impressão de que isso seria um fenômeno recente. Nada mais equivocado, de acordo com ela.

Figuras que não cabiam nos padrões hegemônicos de gênero e sexualidade, antepassades da atual população LGBTQIA+, sempre existiram nesse território e uma prova cabal disso são as inúmeras leis que vigoraram por aqui querendo eliminar qualquer vestígio dessas existências“, diz Amara. “Daí a importância dessa exposição: permitir que a história do país seja contada por uma outra perspectiva, a LGBTQIA+“, acrescenta ela.

Exposição “O Orgulho Ocupa a Rua (Foto: Reprodução)

O projeto documental “Palomas“, que conta a história de mulheres transexuais que vivem na cidade de São Paulo em busca de autonomia, também é uma das exposições online. Segundo a fotógrafa documentarista Dan Agostini, idealizadora da iniciativa, o intuito é tornar pública a história dessas mulheres que contaram suas trajetórias de luta, dor, preconceito, sonhos e coragem, a fim de conscientizar sobre a realidade social que vive parte da população LGBTQIA+.

Compreendo a importância de exposições em torno da temática citada, assim como a existência do Museu da Diversidade Sexual, devido a urgência e necessidade de elevar as vozes de pessoas LGBTQIA+, pois há 13 anos o Brasil é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo. Acredito na força e potência da arte enquanto ferramenta política de conscientização e sensibilização para assuntos que precisam ser debatidos“, pontua Agostini.

Exposição “Paloma” (Foto: Reprodução)

Serviço

Exposições Virtuais do Museu da Diversidade Sexual

Onde acessar: Museu da Diversidade Sexual, São Paulo, Brasil — Google Arts & Culture




Únete a nuestra comunidad de más de 15 millones de chicos

Encuentra exactamente los chicos que te gustan usando los filtros de búsqueda poderosos de SCRUFF. Hazte Embajador SCRUFF Venture para ayudar a los miembros que vienen de visita a tu ciudad. Busca una agenda actualizada de los mejores festivales, fiestas, orgullos y eventos gay. Aumenta tus posibilidades con SCRUFF Pro y desbloquea más de 30 funciones avanzadas. Baja la app SCRUFF aquí.