O que vem à tona quando a perspectiva LGBTQIA+ é adotada para se contar a história dos séculos iniciais da colonização? A partir dessa indagação, a doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e militante dos direitos de prostitutas e pessoas LGBTQIA+, Amara Moira, sintetiza o que será abordado na exposição “Dando Pinta no Brasil Colônia“, uma das diversas mostras virtuais lançadas em dezembro pelo Museu da Diversidade Sexual (MDS).

De acordo com Amara, ao se pensar em história do Brasil, raramente se aborda a questão das dissidências sexuais e de gênero, ficando a impressão de que isso seria um fenômeno recente. Nada mais equivocado, de acordo com ela.
“Figuras que não cabiam nos padrões hegemônicos de gênero e sexualidade, antepassades da atual população LGBTQIA+, sempre existiram nesse território e uma prova cabal disso são as inúmeras leis que vigoraram por aqui querendo eliminar qualquer vestígio dessas existências“, diz Amara. “Daí a importância dessa exposição: permitir que a história do país seja contada por uma outra perspectiva, a LGBTQIA+“, acrescenta ela.

O projeto documental “Palomas“, que conta a história de mulheres transexuais que vivem na cidade de São Paulo em busca de autonomia, também é uma das exposições online. Segundo a fotógrafa documentarista Dan Agostini, idealizadora da iniciativa, o intuito é tornar pública a história dessas mulheres que contaram suas trajetórias de luta, dor, preconceito, sonhos e coragem, a fim de conscientizar sobre a realidade social que vive parte da população LGBTQIA+.
“Compreendo a importância de exposições em torno da temática citada, assim como a existência do Museu da Diversidade Sexual, devido a urgência e necessidade de elevar as vozes de pessoas LGBTQIA+, pois há 13 anos o Brasil é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo. Acredito na força e potência da arte enquanto ferramenta política de conscientização e sensibilização para assuntos que precisam ser debatidos“, pontua Agostini.

Serviço
Exposições Virtuais do Museu da Diversidade Sexual
Onde acessar: Museu da Diversidade Sexual, São Paulo, Brasil — Google Arts & Culture
Únete a nuestra comunidad de más de 15 millones de chicos
Encuentra exactamente los chicos que te gustan usando los filtros de búsqueda poderosos de SCRUFF. Hazte Embajador SCRUFF Venture para ayudar a los miembros que vienen de visita a tu ciudad. Busca una agenda actualizada de los mejores festivales, fiestas, orgullos y eventos gay. Aumenta tus posibilidades con SCRUFF Pro y desbloquea más de 30 funciones avanzadas. Baja la app SCRUFF aquí.
You must log in to post a comment.