Brockhampton, a mais nova boy band dos EUA é gay e #1 na Billboard

O coletivo esteve em primeiro lugar na Billboard 200 com seu quarto álbum de estúdio, Iridescence.

Boy bands são estereotipadas: um produtor de alto escalão contrata um monte de garotos fofos e os prepara com músicas fofas, toneladas de promoção e nailed it! Mas há exceções, como o Brockhampton, um coletivo de 17 rappers, cantores, músicos, produtores, artistas, designers e até desenvolvedores web. A maioria deles com menos de 24 anos de idade. E eles não querem ser um pôster nas paredes nos quartos de pré-adolescentes – estão se esforçando para se tornar a primeira ‘boy band de hip hop’.

The brains behind Brockhampton. ASHLAN GREY
The brains behind Brockhampton. ASHLAN GREY

A formação da banda foi bem inusitada, se conheceram através de um fórum na Internet dedicado a Kanye West. Rapidamente perceberam que todos viviam perto um do outro em San Marcos, Texas, e começaram a criar uma personalidade única como a primeira boy band do hip hop.

Brockhampton, boy band do hip hop, em show de 2017 Imagem: KevinWinter/GettyImages
Brockhampton, boy band do hip hop, em show de 2017
Imagem: KevinWinter/GettyImages

Enquanto bandas de garotos lutam contra rumores de serem gays, Brockhampton desposta em lado oposto, como exemplo, problematizar os impactos de ser estuprado por ser gay. Kevin Abstract, membro do grupo, em um momento do show conta como é atuar neste cenário onde não há rappers gays suficientes na indústria. Mais tarde, ele fica mais pessoal, dizendo que sua mãe nunca o aceitou depois que descobriu sobre sua sexualidade.

Músicas como “QUEER” e “SWAMP” criticam os estereótipos de sucesso, como o porquê das pessoas sentirem a necessidade de serem ricas, sendo que isso as tornam cada vez mais “estranhas”. Isso é o que faz Brockhampton traz de novo no cenário musical. Eles são reais. Eles estão fazendo rap sobre o que os torna reais e estão fazendo o que querem com relação ao que é normal na cultura hip hop ou cultura de boy band.

Cover da Shortlist

#1 Billboard

O coletivo esteve em primeiro lugar na Billboard 200 com seu quarto álbum de estúdio, Iridescence. O set, que foi lançado em 21 de setembro pela Question Everything / RCA Records, figurou entre os álbuns mais populares da semana (30/09) nos EUA com base no consumo de várias medições, conforme medido em unidades de álbuns equivalentes. As unidades são compostas de vendas de álbuns tradicionais, álbuns equivalentes a faixas (TEA) e álbuns equivalentes de streaming (SEA).

Com informações de Billboard, thestranger.com