Artista visual e designer, Matheus Engenheiro começou sua carreira musical como diretor criativo da MC Xuxu – uma das artistas pioneiras no movimento musical trans -, dirigindo e editando seus vídeos para a internet, docs e o clipe da faixa “O Clã”. Engenheiro também criou videolyrics e vídeos gráficos para artistas como Elza Soares, Luciana Mello e Alice Caymmi e foi vocalista de uma banda de jazz em Juiz de Fora antes de decidir focar em seu trabalho autoral. Em 2019, lançou o single autoral e videoclipe “Mente pra Mim”, sendo responsável também pela direção e edição das imagens.

GAY BLOG BR by SCRUFF

Trazendo uma narrativa visual que une performance, dança e música – uma forte característica de seu trabalho – o cantor e compositor Matheus Engenheiro estreia o videoclipe de seu single autoral, Chega Devagar.

A música traz em sua letra os reflexos de um sentimento de ansiedade, de um porvir pessimista, que muitas vezes é apenas um grande sabotador. A música também é um pedido do artista por mais sensibilidade e delicadeza nas relações.

Matheus Engenheiro, que também assina a edição do vídeo, relata que foi de uma história que a cantora Baby do Brasil contou certa vez numa entrevista sobre a composição do clássico “Um Auê com Você” que nasceu a inspiração inicial para o clipe de Chega Devagar, que tem na imagem de um paraquedas o fio condutor da história. Baby disse que, certo dia, estava na Praia de Ipanema, e viu um paraquedas voando ao longe fazendo círculos no céu, sem conseguir descer. Torcendo para que a pessoa chegasse bem ao chão, ela orou e pediu boas energias. E repentinamente os ventos se acalmaram.

“Essa história mexeu comigo, é de uma simplicidade linda. Eu entendo o paraquedas como um símbolo da proteção e sensibilidade que CHEGA DEVAGAR propõe. Assim como o paraquedas, eu acredito que a delicadeza e empatia com o outro e com mundo podem salvar vidas – explica o artista, que registrou para o videoclipe diferentes imagens abstratas de paraquedistas e voos livres no interior de Minas Gerais”, conta.

Todo o videoclipe foi gravado respeitando as regras de distanciamento social, com equipe reduzida e com recursos digitais. Para o plano coreográfico, por exemplo, Matheus ensaiou por dois meses, a distância e por vídeo, seguindo as instruções do coreógrafo Thiago Williams, professor de dança do artista no Centro de Movimento Deborah Colker e coreógrafo do antigo programa “Amor e Sexo”, da TV Globo.

“Foi uma experiência diferente. Acredito que tivemos algumas limitações físicas devido às regras do distanciamento, mas isso fez com que o clipe se tornasse um registro desse período, pontua.

Outro destaque são os figurinos do estilista cearense David Lee, que vem conquistando o mundo da moda com suas características peças de crochê.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.