GAY BLOG BR by SCRUFF

Um dos poucos artistas declaradamente gays a ter um trabalho autoral no pagode e no samba, João Rosa apresentou seu novo single, “Amor Que Edifica“, nesta sexta-feira (28). O primeiro lançamento de 2022 tem como aposta em uma música com “ar de verão”: leve, divertida e romântica. 

(Foto: Divulgação)

João Rosa é quem compõe suas próprias canções e, para ele, reunir a vivência de uma pessoa LGBTQ+ nas letras de pagode e samba trata-se de expressar sua identidade. “Eu me sinto mais confortável em desenvolver meu trabalho dentro desse universo, porque acho que o samba e o pagode são os estilos que eu mais escuto e tenho mais referência”, conta o artista.

No entanto, João aponta que vivências LGBTQ+ são pouco abordadas no estilo musical. “O relacionamento LGBT é como qualquer outro: tem desentendimentos, inseguranças, carinho e amor. E a ideia é justamente abordar essas questões nas minhas músicas, mostrando as dores e as delícias de ser LGBT+ de diferentes formas”, acrescenta o cantor.

(Foto: Divulgação)

O talento musical vem de família, afinal, o pagodeiro é irmão do Karan Cavallero, um dos integrantes da Atitude 67, banda conhecida pelo hit “Cerveja de Garrafa”. João conta que aprendeu a tocar cavaquinho aos 14 anos e desde cedo já respirava música, devido aos ensaios que aconteciam na garagem de sua casa.   

Aos 16 anos o pagodeiro já se apresentava nas casas de shows da cidade de Campo Grande (MT). Mas sua carreira teve uma pausa após se mudar para São Paulo, onde veio estudar. Em 2019, João retornou ao cenário musical quando passou a integrar uma roda de samba aberta e inclusiva voltada à LGBTQ+.  

Com a pandemia de Covid-19, ele retornou à sua cidade natal, onde teve a ideia de apostar na carreira artística. Desde então, seus singles lançados já contam com mais de 144 mil streams no Spotify e mais de 129 mil visualizações no Youtube. Em 2021, João concorreu a uma indicação ao prêmio “Poc Awards” como artista do ano na categoria “MPB – Música Poc Brasileira”.

• Assista ao videoclipe de “Amor Que Edifica”




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)