GAY BLOG BR by SCRUFF

A cantora Bixarte lança, nesta sexta-feira, dia 23 de abril, o primeiro clipe do projeto “A Nova Era”, intitulado de “Oxum”. A iniciativa financiada pela Lei Aldir Blanc prevê o lançamento de quatro singles e quatro clipes ainda este ano.

O projeto priorizou a contratação de pessoas pretas e LGBT+. “Assim que o projeto foi aprovado eu vi uma oportunidade de mais uma vez produzir ao lado da minha gang de black, sapata, travesti e viado. Poder viabilizar o que tanto pauto como artista é reforçar a crença na potência de pessoas LGBT+ e pretas e criar novos nomes de produção dentro do nosso estado”, conta a cantora.

Assista ao clipe:

A “Nova Era” tem como proposta um processo de base para alcançar uma evolução artística ainda maior e, por isso, traz um momento de reflexão, auto encontro e redescobrimento da Bixarte. “O projeto que começa com o clipe e música Oxum vem trazendo algumas das minhas particularidades, crenças, desejos, vontades e respostas para todas as perguntas que o mundo me faz”, explica.

Foto por Luigi Apolinário
Bixarte – Foto por Luigi Apolinário

O lançamento é feito como uma súplica para recarregar as forças em meio a crise e dor pandêmica que o Brasil está vivenciando. Dessa forma, a Bixarte tenta resgatar a conexão com o divino através de Oxum: “A música vai ser lançada num momento de muita dor e perda para milhares de famílias, o single é calmo, transmite paz, acolhimento, força e esperança, assim como a mãe das águas calmas”.

Para alcançar o resultado de imersão no “eu” de cada pessoa, a cantora contou com o DJ Furmiga Dub, que conseguiu captar perfeitamente o balanço das correntezas das águas que Oxum domina e transformar em beat, no estilo grave brasileiro, com a exaltação de cordas de violão para transmitir um movimento envolvente.

Para celebrar mais uma etapa na carreira da artista, no dia 23, às 19h30, Bixarte vai promover uma live no Instagram @bixarte com a participação de Mãe Beth de Oxum, que é ialorixá, percussionista, juremeira, comunicadora popular, ativista cultural e mestra coquista.

Foto por Luigi Apolinário
Bixarte – Foto por Luigi Apolinário

BIXARTE

Cantora, compositora, poetisa e rapper são faces da arte que a Bixarte explora. Ela é Bicampeã do Slam estadual da Paraíba, finalista do Slam Brasil e ganhadora do Festival de Música da Paraíba. Aos 18 anos, lançou seu primeiro trabalho musical chamado “Revolução” e aos 19 sua mixtape “Faces” e “Faces Remix”. Como preta, periférica e travesti, Bixarte canta e recita sobre o que vive e também sobre a urgência de falar sobre corpos invisibilizados.

Bixarte - Foto por Luigi Apolinário
Bixarte – Foto por Luigi Apolinário

LETRA 

Oxum – Bixarte

As neta das bruxas são preta
As netas das bruxas são trava
As neta das bruxas são preta
As netas das bruxas são trava

Ela que manda o sinal
Ela que estende a mão
Ela é incondicional
Ela é restauração

No barulho do rio eu escuto oxum
Sei que sem sua benção vou pra lugar nenhum
Vou pra lugar nenhum
Pisando descalço pra sentir o chão
Criando compasso inventando canção
Ocupando meu tempo de lápis na mão
Descanso o ori canto essa oração canto essa oração

Minha mãe que as águas não me cubram mais não me falte na hora de beber
Que as energias negativas caiam por terás ora yeye
Seja grande o que me espera
E o que passou que se enterre Oxum

Que tua correnteza traga vida pra todas as travestis do Brasil e do mundo
As travestis sertanejas recebam através do teu rio
Força & proteção que só a senhora sabe dar
E que nenhum macho consiga nos derrubar
Pisando descalço pra sentir o chão
Criando compasso inventando canção
Ocupando meu tempo de lápis na mão
Descanso o ori canto essa oração canto essa oração

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.