GAY BLOG BR by SCRUFF

Com shows, rodas de conversa e oficinas, o Rolezinho BixaNagô acontece neste sábado e domingo, dias 19 e 20 de junho, de forma gratuita e online. O evento, que geralmente ocorria como um esquenta do Festival BixaNagô, chega neste Mês do Orgulho LGBTQIA+ reformulado com mais foco em debates e apresentações artísticas.

No sábado (19), a partir das 19h, a multiartista nordestina Bixarte apresenta suas faces na arte em um show imperdível. A paraibana é também compositora, poetisa e rapper e foi a primeira travesti vencedora do Festival de Música da Paraíba. A artista é reconhecida, sobretudo, por cantar e recitar sobre suas vivências e dores, anseios e paixões embalados no rap, funk e etnopop.

Já na noite do domingo (20), também às 19h, é a vez da paraense Nic Dias trazer sua arte voltada ao protagonismo das mulheres negras em um show repleto de suas canções e lírica nortista periférica, misturando flows do trap ao boombap. Nic é conhecida por suas letras sobre autoestima e sonhos da população negra e, não menos importante, por acreditar na arte como instrumento de mudança.

Rolezinho BixaNagô acontece nos dias 19 e 20 de junho com shows de Bixarte e Nic Dias, mesas sobre HIV/Aids com convidados especiais e oficinas
BIXARTE – Foto por Luigi Apolinário

Vamos falar sobre HIV?

Uma das principais propostas do Rolêzinho BixaNagô desta edição é comunicar e conscientizar a população sobre metodologias de prevenção, cuidado e formas de se pensar a longevidade de pessoas vivendo com HIV e a partir de uma perspectiva preta e periférica.

No sábado (19), das 17h às 18h30, a mesa “Comunicação da Aids: do ‘use camisinha’ à comunicação entre pares” traz os convidados Deymison Pinheiro e Maria Adrião para um bate-papo com mediação de Ezio Rosa e Marcelo Morais. Desde a chegada dos primeiros casos de HIV no Brasil, muitas propostas de comunicação foram utilizadas, desde as mais clássicas, como o “Use camisinha” até formas mais lúdicas, com intervenções, performances e campanhas midiáticas de grande alcance.

Nos últimos anos, tem-se experimentado os resultados de uma metodologia chamada “comunicação entre pares”, que pressupõe o mínimo de proximidade identitária entre os grupos de prevenção. Nesta mesa, a consultora Maria Adrião trará elementos históricos da comunicação voltada para HIV e juntamente ao médico infectologista Dyemison Pinheiro irão construir um diálogo acerca da comunicação entre pares e seus resultados.

O papo continua no domingo (20), também das 17h às 18h30, na mesa “Coletivos e formas de organização da AIDS: a vida em bando”. Mediada também por Ezio Rosa e Marcelo Morais, a conversa traz Raul e Emer (Preto Positivo), Lili Nascimento (Coletiva Loka de Efavirenz) e Félix Pimenta (Coletivo Amem).

Os coletivos vão apresentar as suas estratégias de organização e construção de redes e quais os formatos que estão construindo para se manterem vivos nesse momento em que a política de estado é pautada na morte e exclusão.

Oficinas

Toda programação online do Rolezinho Bixanagô é apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo através do Programa de Valorização a Iniciativas Culturais – VAI. Neste fim de semana, compõem ainda o evento oficinas de turbantes, tranças, moda upcycling e funk/passinho com convidados, como Felipe Preto, Ezio Rosa, Babiy Querino, Renata Prado e Raulley Oliveira. A participação é gratuita e requer inscrição prévia até o fim da sexta-feira, 18 de junho.

Confira a programação:

OFICINA: TURBANTE
Participantes: Ezio Rosa
Quando: 19 e 20 de junho, sempre das 11h00 às 13h00

OFICINA: TRANÇAS
Participantes: Felipe Preto
Quando: 19 e 20 de junho, sempre das 11h00 às 13h00

OFICINA: MODA UPCYCLING
Participantes: Raulley de Oliveira
Quando: 19 e 20 de junho, sempre das 15h00 às 17h00

OFICINA: FUNK/PASSINHO:
Participantes: Renata Prado e Babiy Querino
Quando: 19 e 20 de junho, sempre das 15h00 às 17h00

SERVIÇO

Rolezinho BixaNagô – ONLINE
Quando: 19 e 20 de junho, sábado e domingo
Onde: Transmissão no canal do Festival BixaNagô no YouTube
Instagram: @festivalbixanago




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.