GAY BLOG BR by SCRUFF

Foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça feira, 19, a Lei nº 3.355, que garante o uso do nome social no acesso aos serviços da administração pública. Portanto, o cidadão que desejar incluir o nome social em cadastros de acessos a serviços públicos no Acre, já conta com essa possibilidade.

Uso do nome social foi autorizado em órgãos públicos do estado (Foto: Abinoan Santiago/G1)
Uso do nome social foi autorizado em órgãos públicos do estado (Foto: Abinoan Santiago/G1)

A inclusão do nome social de todas as pessoas naturais se dará nos cadastros, fichas, prontuários e formulários da Administração Pública direta e indireta do Estado. A pessoa indicará, no momento do preenchimento do cadastro ou ao se apresentar para atendimento, o prenome anotado no registro civil e o nome social escolhido pelo interessado.

“A pessoa poderá a qualquer momento requerer a inclusão de seu nome social em documentos oficiais e registros dos sistemas de informações da administração pública”, explicou a secretária de Estado de Administração Sawana Carvalho.

Sawana Carvalho explana ainda que o uso do nome social é uma sinalização do governo em respeito aos direitos e ao acesso à cidadania.

Para o movimento de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT), o projeto representa uma conquista na luta por direitos.

Segundo, Germano Marino, presidente do Fórum Estadual de Ongs LGBT, o uso do nome social nos serviços oferecidos pela administração pública, representa uma questão de dignidade humana.

“Precisamos compreender que algo tão simples tem uma grande importância para o segmento LGBT, principalmente travestis e transexuais. É a partir daí, que passam a existir em espaços públicos e reconhecidos pelo gênero que se identificam, sem que sofram constrangimentos. A adoção do nome social não é um privilégio e nem causa prejuízo institucional. Temos que agradecer ao governador Tião Viana e aos deputados Daniel Zen e Eliane Sinhasique, autores do projeto de lei”, comentou Germano Marino.

Leia também: Acre oficializou cerimônia para 14 casais gays

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.