GAY BLOG BR by SCRUFF

Campeão olímpico, o saltador Tom Daley, pediu a exclusão de países que matam ou criminalizam gays das Olimpíadas de 2024, que será realizada em Paris, na França. O saltador disse que “nos últimos Jogos Olímpicos havia mais atletas LGBTQIA+ do que em qualquer uma das Olimpíadas anteriores juntas, o que é um grande passo à frente”. As informações são da revista Isto É.

Daley ainda lamentou a participação de países que punem a homossexualidade nos jogos olímpicos. “Mesmo assim, ainda existem 10 países que punem ser gay com a morte, que ainda foram autorizados a competir nos Jogos Olímpicos. Isso é bastante chocante para muitas pessoas”, disse.

“É muito bom falar sobre essas coisas, mas acho que é realmente importante tentar criar mudanças, em vez de apenas destacar e iluminar essas coisas”, avaliou o atleta de 27 anos. Ele ainda ressalta que teve “sorte” de ter nascido em solo britânico, onde ele pode ser quem é realmente.

(Foto: Reprodução)

Daley é taxativo ao dizer o motivo pelo qual esses países não devem competir. “Para aqueles 10 países onde você não pode ser você mesmo, eles não deveriam ter permissão para estar nos Jogos Olímpicos – ou definitivamente não ter permissão para sediar os Jogos Olímpicos”, frisou.

O campeão olímpico, declaradamente gay, diz que não deveria ser permitido que um evento esportivo fosse sediado em um país que comete crime contra os direitos humanos. Enquanto atleta, ele considera uma “missão” lutar pelos direitos dos homossexuais em nações que condenam até a morte o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo.

Antes das Olímpiadas de Paris em 2024, ele pretende fazer com que os países que criminalizam e tornam as pessoas LGBTQIA+ passíveis de pena de morte não possam competir nos Jogos Olímpicos. “Eu realmente quero tentar no próximo ano [2023] ou mais trabalhar com o COI ou alguém para tentar criar algum tipo de mudança”, finalizou.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (RS).