GAY BLOG BR by SCRUFF

Principal patrocinadora da seleção brasileira, a Nike disse que acompanha o caso do filho de Tite, Matheus Bachi, que curtiu postagens preconceituosas em redes sociais. Membro da comissão técnica do time brasileiro, ele deu likes em textos e memes com transfobia, machismo e violência de gênero. As informações são do jornal O Globo.

Por meio de nota, a Nike disse: “Estamos acompanhando de perto a situação. A Nike repudia veementemente toda e qualquer forma de discriminação ou preconceito”. No entanto, a marca não respondeu se o assunto já foi abordado com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nem se foi feito algum pedido à entidade. Na mesma nota enviada ao O Globo, a marca disse: “A Nike não comenta detalhes de contratos respaldados por cláusulas de confidencialidade”.

Matheus Bachi, filho de Tite, é auxiliar técnico da seleção (Foto: Reprodução)

Bachi apareceu como uma das pessoas que curtiu comentários no Instagram do jogador de vôlei Mauricio Souza, que foi demitido do Minas Tênis Clube acusado por publicações homofóbicas, após pressão de patrocinadores e torcedores.

Em uma das publicações curtidas por Bachi, há a comparação das pessoas trans aos “Transformers”, numa imagem em que aparecem três banheiros: um para homens, outro para mulheres e um terceiro para os “Transformers”.

Outra publicação curtida pelo filho de Tite, mostra a capa da série “The Handmaid’s Tale” com a chamada “Homens têm medo de que as mulheres riam deles, mulheres têm medo de que os homens a matem”. A legenda abaixo do post diz: “Só li verdades”.

Durante a entrevista de convocação da seleção, Tite se pronunciou sobre o tema: “Todo preconceito não deve existir, estamos num processo de igualdade na sociedade, seja de cor, raça ou sexo”.  Bachi ainda não se posicionou sobre o caso.

Em nota, a CBF disse que tomou conhecimento dos fatos e conversou com Bachi, que reconheceu seu erro ao “curtir” a publicação, pois não compartilha de tal opinião. “A Confederação reforça seu compromisso com um futebol livre de qualquer preconceito ou discriminação. Por meio da campanha ‘Todos Iguais’, existente há quase uma década, defende um esporte solidário e que integre todas as cores, origens, crenças, gêneros ou condições físicas, utilizando como plataforma de divulgação suas competições e atividades da Seleção Brasileira”.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)