GAY BLOG BR by SCRUFF

Nesta quarta-feira (20), o governo da Noruega pediu desculpas formalmente aos gays, por uma lei que criminalizava as relações sexuais entre homens. Cerca de 119 pessoas foram condenadas e enviadas para a prisão entre os anos de 1902 e 1950. Essa lei só foi abolida 22 anos depois, em 21 de abril de 1972.

De acordo com a agência Reuters, na véspera de completar 50 anos da abolição, o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Stoere, disse que o governo estava emitindo um pedido oficial de desculpas pela lei.

Jonas Gahr Stoere, primeiro-ministro da Noruega (Foto: Reprodução)

Através da legislação, mas também através de uma rede de sanções, nós, como nação e sociedade, deixávamos claro que não aceitávamos o amor queer. O governo deseja se desculpar por isso”, disse o primeiro ministro.

Esta lei destruiu muitas vidas”, afirmou a ministra da Cultura e Igualdade, Annette Trettebergstuen, que é lésbica, falando após o primeiro-ministro.

O país descriminalizou a homossexualidade em 1972 e a união civil para casais do mesmo sexo só foi permitida em 1993 – a Noruega foi a segunda nação a permitir, depois da Dinamarca. Já o casamento entre pessoas do mesmo sexo passou a valer a partir de 2009.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)