Aproveitando o aniversário de Caetano Veloso neste dia 7 de agosto, o irmão de Luciano Huck, Fernando Grostein, resolveu prestar uma homenagem ao cantor dizendo que ele foi fundamental para aceitar a própria homossexualidade.

- CURTA A PÁGINA DO FACEBOOK -

“Meu amigo querido, que me ensinou tanto na vida quando mais precisei. Cresci em um ambiente conservador! Quando tive a oportunidade de fazer o filme ‘Coração Vagabundo’, minha vida mudou” – publicou Grostein no Instagram, se referindo ao longa metragem que acompanha uma turnê de Caetano Veloso – “Caetano e Paula Lavigne [esposa dele] me apresentaram uma nova forma de ver o mundo e me ajudaram muito a me aceitar como um homem gay e ser feliz! Admiração e gratidão infinitas! Amo vocês! Feliz aniversário.”

MÃE DE GROSTEIN DIZ QUE JAMAIS O ABANDONARIA POR SER GAY

No dia 17 de junho, publicamos aqui no GAY BLOG BR que o cineasta fez uma live junto de sua mãe, Marta Dora Grostein Huck, explicando como foi a aceitação dela relacionada a homossexualidade.

A conversa ocorreu durante um jantar e ele foi bem direto em dizer: “Mãe, eu sou gay”. Na época, Fernando tinha 21 anos e, para ela, foi algo muito inesperado.

“Essa revelação foi muito inesperada para mim. Me pegou de surpresa, desprevenida, algo que nunca tinha passado pela minha cabeça. Imediatamente muitos ‘fantasmas’ vieram à minha mente, e eu comecei a chorar. Foi a minha reação instantânea. Tudo me dava medo, um medo do que você podia sofrer na vida, do que podia te acontecer, das dificuldades que você podia passar…” – disse.

Caetano Veloso ajudou irmão de Luciano Huck a se aceitar gay
Caetano Veloso ajudou irmão de Luciano Huck a se aceitar gay – Reprodução

Ela também lembrou que Fernando pediu para não ser excluído do convívio das pessoas que ama – “Acho que essa sua fala foi muito forte para nós”. Ela também disse que a relação familiar jamais seria abalada, dando a entender que eles nunca rejeitariam o filho. Mesmo assim, a “saída do armário” acabou sendo um grande aprendizado para todos.

“Em momento algum, a tua família te deixou de lado, pelo contrário, você continua sempre a pessoa maravilhosa, verdadeira e afetuosa que é. Não vou dizer que tudo foi fácil, porque foram muitas novidades ao mesmo tempo, e eu fui aprendendo, passei a ver as coisas com outros olhos. Eu deduzo que a gente tem que estar aberto na vida para aprender e crescer. E todo o processo de crescimento é dolorido, mas aprendemos muito nesse processo. A única forma de você vencer preconceito é enfrentar a verdade e aceitar os processos de transformações que os filhos têm.”

Além de ser conhecido por ser irmão de Luciano Huck, Fernando Grostein ficou famoso pelo seu documentário Quebrando o Tabu, de 2011, que aborda a guerra contra as drogas e atualmente se tornou um canal que aborda temas como direito das mulheres e LGBTs, luta contra o racismo e outros assuntos relevantes para a sociedade.

Fernando Grostein Andrade, irmão do Luciano Huck, começa canal no YouTube

Google Notícias
Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".