GAY BLOG BR by SCRUFF

O casal de Rio Claro (SP), Jhonatan Wiliantan da Silva e Daniel Rocha Braz, ambos de 28 anos, decidiram adotar cinco irmãos para evitar que eles fossem separados. Em fevereiro, dois anos após o início do processo de adoção, eles finalmente conseguiram a guarda definitiva das crianças. As informações são do portal g1.

Jhonatan, Daniel e as cinco crianças (Foto: Arquivo Pessoal)

As crianças – quatro meninos e uma menina, com idades entre 1 ano e sete meses a 11 anos – são primas de Jhonatan e foram retiradas da tutela dos pais por negligência. Antes da adoção, ele já mantinha contato com a família e levava os pequenos para passear.

Após ser informado pelo Conselho Tutelar que as crianças seriam retiradas temporariamente dos pais, Jhonatan passou a visitá-las no abrigo e, em seguida, tomou a decisão de adotá-las. “O João, a Yarah, que são mais novos são o tipo de um catálogo de adoção, mas eu fiquei pensando no maior, o que seria dele, a gente sabe que é difícil a adoção de crianças mais velhas, foi quando eu mostrei interesse em ficar com eles porque eles precisavam de mim”, contou ele ao g1.

Jhonatan adotou Wendel, Douglas, Harry e Yarah. Mas durante o processo de adoção, ele ficou sabendo que a mãe das crianças estava grávida e, quando João Miguel nasceu, se ofereceu para ficar com o bebê. “Eu fiquei pensando nessa criança crescendo longe dos irmãos. Eu olhei para os outros e pensei: ‘se tem lugar para quatro, cabe o quinto também’”, disse o jovem.

Wendel, Douglas, Harry e Yara e João Miguel (Foto: Arquivo Pessoal)

A família maior fez com que eles precisassem mudar para um apartamento maior, capaz de comportar tantas crianças com idade para brincar. “Eu não estava preparado, realmente. Aconteceu do nada. Tinha medo de não proporcionar o que as crianças precisam: comida, fralda, remédio”, disse Jhonatan. “Foi uma adaptação. Hoje a gente já sente que está no controle, que estamos dando conta. A gente olha pra trás e vê quantas coisas que nós aprendemos e evoluímos”, acrescentou ele.

Com a guarda definitiva, as cinco crianças serão batizadas. Além disso, Jhonatan conta que as crianças ganharam a oportunidade de adotar os pais em uma cerimônia simbólica, onde poderão manifestar que os querem como pais e assim consolidar a família.

(Foto: Arquivo Pessoal)



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)