GAY BLOG BR by SCRUFF

Nesta quinta-feira (10), o Chile celebrou o primeiro casamento gay do país após aprovação de uma mudança na lei. Até então, apenas uniões civis eram reconhecidas, e não casamentos. Essa era uma demanda de longa data da comunidade LGBTQI+ do país. As informações são do portal g1.

Javier Silva e Jaime Nazar se casaram nesta quinta-feira (10) (Foto: Reprodução/Twitter)

O Chile é o nono país das Américas a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A união homoafetiva já era autorizada no país desde 2015, mas por não ser reconhecida como casamento, não era permitido, por exemplo, a possibilidade de adoção de crianças por casais gays.

Além do Chile, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é reconhedico no Brasil, Canadá, Estados Unidos, Costa Ricas, Equador, Colômbia, Uruguai, Argentina e México (onde o casamento igualitário é legal em apenas 14 dos 32 estados).

Nunca imaginamos que esse momento iria chegar no Chile. Que maravilhoso sentir que estamos vivendo a mudança e que somos partes dessa mudança, e que o futuro do Chile será muito melhor“, disse o noivo Jaime Nazar.

Assim que assinou os papéis no cartório civil de Providencia, em Santiago, o outro noivo, Javier Silva, disse que este “é um passo muito importante para o país”. A cerimônia contou com a presença dos dois filhos pequenos do casal, familiares e amigos.

Após uma longa espera, no fim do ano passado, o Congresso do Chile aprovou a medida e foi sancionada rapidamente pelo presidente chileno Sebastián Piñera, conservador, mas que apoiava o tema. O projeto entrou no Parlamento em 2017, na sequência de uma iniciativa da ex-presidente socialista Michelle Bachelet.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)