GAY BLOG BR by SCRUFF

O Instituto Ethos e o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ realizam encontro voltado a discutir a questão LGBTI+ com o setor corporativo, que acontece no dia 23 de agosto, a partir das 15h, na sede da JLL, localizada na Avenida das Nações Unidas, 14.401 (São Paulo).

empresas
Foto: reprodução Ethos

Na ocasião será apresentada a proposta de criação do Guia Temático dos Indicadores Ethos – Fórum LGBT+. Uma ferramenta inédita no Brasil que tem o objetivo de promover a diversidade e direitos LGBTI+ na esfera empresarial. A iniciativa compõe o rol dos Guias Temáticos dos Indicadores Ethos, que são ferramentas de gestão para as empresas incorporarem sustentabilidade e responsabilidade social empresarial (RSE) em suas estratégias de negócio.

“As empresas podem exercer um papel vital na promoção da diversidade. Trata-se de um ambiente com a capacidade de engajar seus colaboradores e sua cadeia de valor, promovendo políticas mais inclusivas e incentivando mudanças de conduta em seus relacionamentos”, diz Ana Lucia Melo Custodio, diretora-adjunta do Instituto Ethos. Segundo ela, ao transmitir esse conceito no dia a dia do trabalho, há a possibilidade de reverberar os aprendizados para a sociedade como um todo. “Trata-se de um ciclo virtuoso, no qual as empresas são chave para que isso se fortaleça cada vez mais”.

Há alguns anos o Instituto Ethos incentiva a promoção da diversidade nas empresas, incluindo a questão LGBTI+. Entre as iniciativas da entidade, destaca-se o lançamento, em 2013, do manual “O Compromisso das Empresas com os Direitos Humanos LGBT”, com orientações ao mundo empresarial em ações voltadas para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

 

“A questão LGBT ainda é um desafio no Brasil, já que o país tem índices alarmantes de homicídios por orientação sexual e/ou identidade de gênero, considerados crimes de homofobia, que ainda não foi tipificado na legislação criminal brasileira”, diz Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos. O executivo conta que o direito à livre expressão das orientações sexuais e de gênero é garantido em legislação brasileira, contudo, o papel de defender este direito extrapola o Estado. “As organizações, empresas e os próprios cidadãos têm papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, plural e menos intolerante”, conclui.

A JLL recepciona o evento e o CEO da empresa, Fábio Maceira, irá apresentar as estratégias da consultoria imobiliária nesta temática.

Na oportunidade, Reinaldo Bulgarelli, Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, vai apresentar a edição 2018 dos “Indicadores de Profundidade – Relatório 2018″, um levantamento para auferir a situação das empresas em relação aos 10 compromissos na promoção dos direitos LGBTI+.

Serviço:
O que: Kick-off do processo de criação do Guia LGBTI+
Quando: dia 23 de agosto, a partir das 15h
Onde: na sede da JLL, localizada na Avenida das Nações Unidas, 14.401

Sobre o Ethos: O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que completa 20 anos neste 2018, tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. A organização trabalha com questões relacionadas à ética, desde sua fundação, em 1998. O Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, criado em 2006, vem estimulando o setor empresarial a incorporar práticas de integridade em seus planos de negócio. As temáticas dos direitos humanos e da igualdade de gênero e raça também são abordadas na Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero. Além disso, em 2009, o instituto fundou o Fórum Clima, que engaja empresas na busca por soluções para a alteração do clima.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.