GAY BLOG BR by SCRUFF

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do Governo da Bahia recebeu o prêmio “Poc Awards 2021” na categoria “Elas que Lutam”, destinado a instituições públicas que mais se esforçaram para criar ações à comunidade LGBTQIA+. A SJDHDS foi eleita pelo voto do júri, formado por integrantes do Scruff Brasil.

Carlos Martins, Secretário da SJDHDS (Foto: Michele Brito / Ascom SJDHDS)

“O reconhecimento da premiação é muito importante e mostra que o Governo da Bahia segue no caminho correto do respeito, da promoção de direitos e no enfrentamento às violações de direitos humanos“, afirma o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.

A nossa secretaria, por meio da Superintendência de Direitos Humanos e da Coordenação de Políticas LGBT, continuará atuando em defesa da população LGBTQIA+, com os desafios e lutas que o dia a dia exige. Uma sociedade com justiça social exige o respeito aos direitos humanos para todes”, completou Martins.

Ainda de acordo com o secretário, nos últimos anos, o Governo da Bahia tem potencializado as ações de promoção e proteção à comunidade LGBTQIA+, através de campanhas e políticas públicas, como a criação do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBTQIA+ (CPDD-LGBT).

Em 2021, o Governo da Bahia lançou, por meio SJDHDS, também lançou a cartilha “Fui Vítima de LGBTfobia: o que fazer?” com orientações e instruções para pessoas que sofreram agressões LGBTfóbicas.

Governo da Bahia lança cartilha com orientações para vítimas de LGBTfobia (Foto: Reprodução)

A cartilha foi disponibilizada em junho do ano passado no site da SJDHDS. Qualquer cidadão têm acesso a informações sobre os tipos de violências e violações de direitos usualmente praticadas contra a população LGBTQIA+, além de contatos e informações da rede de proteção que pode ser acionada.

Já em dezembro do último ano, o Governo da Bahia também discutiu ações para a inserção de pessoas trans no mercado de trabalho. O encontro, por meio da SJDHDS, discutiu a falta de oportunidade no mercado de trabalho como um dos principais desafios enfrentados por travestis e transexuais.

Entre as ações, foram discutidos a realização de uma campanha institucional para incentivar os setores públicos e privados a contratação de pessoas trans e travestis, debates e audiências públicas para conscientizar a população sobre a importância de combater o preconceito.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)