GAY BLOG BR by SCRUFF

Um proprietário de um carro entrou com uma ação na justiça para que o Departamento de Trânsito do Distrito Federal substituísse a placa do carro dele pelas combinações das letras formar a palavra “GAY“, o que causaria situações constrangedoras. O julgamento foi até a segunda instância, mas a 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal julgou o pedido improcedente por unanimidade.

O proprietário adquiriu o veículo no estado de São Paulo e durante os trâmites de transferência para o Distrito Federal, ele consultou a possibilidade de trocar os caracteres. Diante da negativa, fez um novo pedido formal ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que respondeu que não há previsão legal que permita a substituição nesse caso. Foi aí que ele entrou na Justiça.

Justiça nega pedido de dono de carro que queria alterar placa com prefixo "GAY"
Foto ilustrativa – Reprodução

Na primeira instância, o juiz deu ganho de causa ao proprietário do veículo, mas o Denatran entrou com um recurso contra a decisão, e esta foi acatada pelos magistrados, alegando que o autor sabia dos caracteres e a lei não permite a substituição exceto em casos de clonagem.

Os juízes também disseram que a alteração dos caracteres “GAY” na placa não protege da homofobia. “Pois não se é escondendo, mascarando a grafia associada a uma orientação sexual que se extirpa o preconceito, mas através de políticas de educação e conscientização da população”.

Segundo o canal Quatro Rodas, há uma legislação no país que impede que haja uma placa escrito “GAY-2424”, mas com outra sequência numérica é permitida. Vale dizer que é comum que haja combinações de letras que acabam sendo curiosas e involuntariamente engraçadas, como o estado de Minas Gerais que tem o prefixo PU e há vários carros com o prefixo “PUM”. No Paraná, é comum encontrar placas com o prefixo “AVC“. Pelo Brasil, também há placas escrito “OKU”,  “FDP”, “PQP”, “KCT”, “KHI” entre outros.

Com informações do Metropolis

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF possui mais de 15 milhões de usuários no mundo todo. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. Baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"