GAY BLOG BR by SCRUFF

O modelo e Mister Taubaté 2021, William Sousa, que representou a cidade paulista na final do concurso Mister São Paulo CNB, que ocorreu no dia 5 de junho em São José do Rio Preto, relata um episódio de homofobia da organização. As informações são do TV e Famosos. William disse que, um dia após o evento, o coordenador do concurso, André Cruz, o chamou para uma conversa informal e disse que ele tinha “tudo para ganhar”, mas o fato dele ser gay impediu.

“Ele falou assim: ‘William, eu vou te falar uma coisa. […] O mister tem que ser homem, sabe por quê? O público não aceita gay. Os jurados não aceitam gays. E você que tem trejeitos. […] Para você ser mister tem que ser pegador, tem que ser homem’, começou a falar nesses termos”, relatou William em entrevista ao UOL.

Mister Taubaté
Mister Taubaté – Reprodução

O coordenador pediu desculpas pelo ocorrido, mas insistiu nas mesmas justificativas em um diálogo com o marido de William. Inconformado, o casal abriu um boletim de ocorrência.

“Isso mexeu muito comigo. Quem é homossexual, quando sofre preconceito, é uma coisa muito difícil da gente lidar psicologicamente. Eu voltei chorando muito [para minha casa]”, declarou o modelo, que abriu boletim de ocorrência contra o coordenador e relatou o caso na internet.

A equipe de reportagem do UOL procurou André Cruz, que negou as acusações: “Jamais [seríamos homofóbicos]. Eu sou gay, jamais teria isso. Essa edição foi a que mais teve candidatos gays no concurso. […] Existem dois misters São Paulo gays, jamais a gente ia rotular a homossexualidade”, afirmou, acrescentando que os candidatos do concurso precisam ser profissionais e ressaltou que eles posicionam uma “questão de comportamento”.

“Se o concurso de mister tem uma postura profissional, [o candidato] tem que ser profissional ali em postura, conduta e ética”, argumentou.

Mister Taubaté
Mister Taubaté – Reprodução

André disse que ficou bem chateado com as declarações do Mister Taubaté nas redes sociais e nega ter dito ao William também que “para ser mister tem que ser pegador [de mulheres]”.

“Jamais [diria isso]. Pelo contrário, mister não tem que ser pegador, ele pode pegar quem ele quiser, mas só para ele, não outras pessoas. O mister é um exemplo de pessoa para a sociedade, de atitude, de fazer o bem”. – disse André.

Ao relatar as conversas com André, William Sousa afirmou que semanas antes do concurso, tanto ele quanto outros candidatos gays, foram orientados a retirar fotos dos namorados em seus perfis.

“[Pediram para] Evitar ficar mostrando que a gente era gay nas redes sociais, porque ‘o concurso não gostava’. Eu tive que ir sem aliança de casamento, fingir que era solteiro”, declarou o mister.

Outro candidato LGBT que preferiu não se identificar confirmou as declarações de William Sousa, dizendo que houve um pedido de retirar fotos de relacionamentos ou situações que denotassem homossexualidade, pois “alguns fãs poderiam julgar e não gostar”.

Mais uma vez, André Cruz negou as informações e disse “A única coisa que eu comentei foi algumas [fotos] com posições que são um pouco vulgarizadas, poses, para serem retiradas da rede social, mas não de relacionamento”.

“A gente já está cansado de ouvir certas coisas, por exemplo, ‘ah, você não conseguiu isso porque você não é homem. Você não conseguiu isso, porque você é gay’, isso machuca”, reiterou William ao falar do coordenador.

Mister Taubaté
Mister Taubaté – Reprodução

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"