GAY BLOG BR by SCRUFF

Morreu, aos 98 anos, o ativista LGBT britânico George Montague, conhecido também conhecido como “oldest gay in the village”, que em tradução livre seria “gay mais velho da cidade”. Segundo um post no Twitter, ele faleceu pacificamente no dia 18 de março, de causas naturais, ao lado de seu marido Somchai Phukkhlai.

Antes dele morrer, foi enviado um comunicado nas mídias sociais dele se despedindo. “Caros amigos e companheiros, George deseja dizer adeus. Ele agradece a todos que o ajudaram em sua luta, e espera que possa ter contribuído para ajudar um pouco a todos nós vivermos em um mundo melhor. Por favor, que todo mundo continue bons trabalhos para boas causas. Agora irei descansar, adeus. George 98”.

A página oficial da Brighton Pride no Twitter lamentou a morte do ativista LGBTQIA+. “Muito triste em saber da morte de George Montague. Como o ‘gay mais velho da cidade’, George foi uma parte muito importante da parada e um ativista incansável por um mundo mais igualitário. Enviamos amor ao marido Somchai e sua família. Descanse em poder, George”.

Montague participava das paradas junto com uma scooter e, aos 93, lutou para ser receber um pedido de desculpas do governo por ter sido condenado por indecência grosseira em 1974, dentro da mesma lei que puniu Alan Turing.

“Fui preso e processado por uma polícia homofóbica, ajudada por provocadores e a imprensa, da mesma forma que outros 49.000 britânicas com antecedentes criminais”, escreveu Montague em uma carta entregue à primeira-ministra Theresa May, onde ele exigia o pedido de desculpas.

Na ocasião, o governo já tinha anunciado indulto a 65.000 britânicos condenados por esses crimes, mas Montague disse no Twitter que não aceitaria o perdão dos políticos britânicos, mas que estes é que deviam pedir desculpas. Então, o governo britânico pediu desculpas ao escritor e ativista, algo que alegrou Montague que publicou no Facebook a carta com o pedido.

“As coisas melhoraram. Agora estou muito satisfeito”, disse na ocasião.

Em 2014, ele publicou sua biografia com o subtítulo que o fez conhecido: “The Oldest Gay in the village”, narrando toda sua história de descoberta, aceitação da homossexualidade, seu casamento heterossexual, e como ele conheceu Somchai Phukkhlai.

Morre ativista LGBT britânico George Montague aos 98 anos
Reprodução



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"