GAY BLOG BR by SCRUFF

Um grupo de legisladores da Índia sugeriu que o aeroporto da cidade sagrada de Gaya, no estado de Bihar, mudasse o código de três dígitos do aeroporto local de “GAY” para “YAG”, considerando que a primeira palavra poderia soar “ofensiva” e “embaraçosa”.

No entanto, a proposta para “YAG” também está enfrentando resistência, segundo o noticiário indiano Times Now News. Além disso, a palavra também já está em uso por um aeroporto canadense.

O Comitê de Empresas Públicas da Índia instou o governo a tomar medidas necessárias para mudar o código do aeroporto, mas a IATA já teria informado que tal pedido, se for feito, provavelmente será rejeitado, já que os códigos são permanentes.

Desde os anos de 1930 os aeroportos são conhecidos por terem códigos e, em 1945, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) assumiu a responsabilidade de manter o registro dos códigos aeroportuários. Atualmente, o registro contém 9.158 códigos.

Políticos da Índia acham inapropriado código de aeroporto "GAY"; projeto visa mudar para "YAG"
Reprodução

Segundo o AeroIn, os códigos de aeroporto geralmente não seguem o padrão de nomenclatura convencional se houver um conflito ou outro bom motivo. Por exemplo, enquanto o aeroporto de Guarulhos é conhecido por “GRU” (mais intuitivo), o aeroporto do Galeão é o “GIG” e o de Curitiba é o “CWB” (menos intuitivos). Há dezenas de exemplos como esse no Brasil e em todas as partes do mundo.

O aeroporto de Gaya, também conhecido como Aeroporto de Bodhgaya, ( IATA: GAY, ICAO: VEGY ) é um aeroporto público servindo Gaya, Bihar, na Índia. Este aeroporto está a 5 km de distância da cidade templo de Bodhgaya que é o lugar de iluminação divina de Siddhartha Gautama. É o segundo aeroporto mais movimentado em Bihar após Patna.

O aeroporto é espalhado por uma área de 954 hectares. O edifício do terminal do aeroporto, distribuído em 7.500 metros quadrados pode lidar simultaneamente com de 500 passageiros (250 de entrada e 250 de saída). A Autoridade de Aeroportos da Índia (AAI) planeja desenvolve-lo para desviar aviões em caso de qualquer problema no Aeroporto de Kolkata.

Uma vez, a fase II do plano de desenvolvimento for executada, o aeroporto estará em uma posição para facilitar a aterrissagem e decolagem de aeronaves maiores, como Airbus A320 e Boeing 737.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"