GAY BLOG BR by SCRUFF

Localizada no centro de São Paulo, a Igreja Séforas é a primeira a ser liderada por uma pessoa transgênero: Jacqueline Chanel (56), que se autodenomina travesti e transexual. Ela recebeu a ordenação pastoral no último dia 23 de maio para fundar a primeira “Igreja Trans”. As informações são do UOL.

A cerimônia foi realizada na Igreja da Comunidade Metropolitana, conhecida como ICM, que defende pautas progressistas. Três sacerdotes comandaram a celebração e ela foi transmitida ao vivo.

“Para nós, é muito importante ter essa igreja pensada para o público transexual e travesti porque isso significa um novo espaço de acolhimento. Eu sou trans e quero que meu povo se sinta acolhido” – disse Jacque, após receber unção com óleo, que faz parte da ordenação pastoral.

Reprodução

Um colega sacerdote acredita que tal momento é um exemplo para outras pessoas trans: “Imagina, ser evangélica desde criança e, por ser uma pessoa trans, nunca ter podido viver plenamente essa verdade dentro da igreja. Essa verdade não só da sua identidade, como pessoa trans, mas também como mulher cristã. Então, isso tudo tem muito significado para a vida dela, né? Mas eu acho que tem um sentido para além disso: é um exemplo para outras pessoas trans”.

A pastora também lembrou que ela é uma exceção a regra, já que ela está com 56 anos, contrariando a expectativa de vida de uma pessoa trans, que é de 35 anos, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexual.

“Quero pedir uma oração especial para nossos irmãos de rua, as nossas irmãs travestis e transexuais que estão na avenida sem esperança, sem a menor dignidade e sem um teto. Essas pessoas precisam muito da nossa oração e da nossa solidariedade.”

A indicação da pastora também veio após 11 anos dedicados a ajudar e acolher a população LGBTQIA+, em especial as que vivem em situação de rua. Toda segunda-feira, antes da pandemia, ela realizava os encontros do Séforas, que até então era um grupo de louvor que criou dentro da ICM.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"