GAY BLOG BR by SCRUFF

Renan Quinalha, professor de direito, advogado e ativista de direitos humanos, está abrindo uma nova turma para seu curso online – e ao vivo – sobre a História do Movimento LGBT brasileiro em seus 40 anos de luta. O curso será ministrado entre os dias 5 e 10 de abril, das 20h às 22h e as aulas ficarão gravadas para aqueles que quiserem assistir posteriormente. Os interessados poderão se inscrever através do e-mail disponibilizado no site oficial. A informação vem de seu Instagram oficial.

“O curso tem por objetivo analisar os principais momentos da constituição do movimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) no mundo e no Brasil, desde os protoativismos do fim do séc. XIX, passando pelos grupos pioneiros na era pós-Stonewall e chegando até os dias atuais.” – diz Quinalha.

O curso dá direito a um certificado e acesso a uma pasta com todas as referências bibliográficas do curso. Quinalha também está oferecendo vagas sociais para pessoas negras, trans e indígenas que não tenham condições de pagar e aqueles que se interessarem basta enviar um e-mail fazendo uma breve apresentação e dando uma justificativa à candidatura.

1º dia (05 de Abril, segunda, das 20h às 22h) – Definições conceituais; compreensões sobre gênero e sexualidade: essencialismo x construtivismo; as histórias da sexualidade no plural; onde quase tudo começou: eurocentrismo e o protoativismo no final do XIX e início do XX.

2º dia (06 de Abril, terça, das 20h às 22h) – Mudanças políticas e culturais pós-Segunda Grande Guerra; antecedentes de Stonewall nos EUA; ativismos homófilos dos anos 1950; casos de revoltas anteriores em bares; mobilizações existentes na América Latina

3º dia (07 de Abril, quarta, das 20h às 22h) – Levante de Stonewall: da vergonha ao orgulho; disputas das memórias e protagonismo das lésbicas e trans: apagamentos e invisibilizações; os novos grupos militantes; surgimento da epidemia do HIV-aids; normalização do movimento, institucionalização e as críticas queer.

4º dia (08 de Abril, quinta, das 20h às 22h) – E no Brasil? Do armário ao gueto: primórdios do ativismo nos anos 60; as políticas sexuais da ditadura: violência, censura e repressões; processo de transição e as mobilizações feminista, negra e homossexual; Grupo Somos, jornal Lampião da Esquina e o início do Movimento Homossexual Brasileiro; a Primeira Onda.

5º dia (09 de Abril, sexta, das 20h às 22h) – Do gueto às ruas: emergência da Segunda Onda e epidemia do HIV/aids; luta por direitos (despatologização e Constituinte); a Terceira Onda; negociação com Estado e mercado; as Paradas do Orgulho LGBT; políticas públicas e judicialização dos direitos LGBTs

6º dia (10 de Abril, sábado, das 10h às 12h) – Quarta onda: os movimentos LGBT na atualidade; novos sujeitos, novas mídias; diferentes tipos de ativismos; Backlash e ascensão conservadora; riscos à cidadania LGBTs sob bolsonarismo. Quais as perspectivas de futuro? Discussão de dúvidas e orientação de alunxs.

SERVIÇO

  • Curso: História do Movimento LGBT
  • Data: 5 a 10 de abril de 2021 das 20h às 22h
  • Como se inscrever: enviar e-mail para contato@renanquinalha.com
  • Valor: R$ 300,00 (ex-alunos terão 50% de desconto)
  • Mais informações: renanquinalha.com/curso

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"