GAY BLOG BR by SCRUFF

Berço do primeiro time de futebol gay do Brasil, há 15 anos, a Grande Florianópolis (SC) ganhou mais uma equipe esportiva para atletas e amadores LGBT: a Associação Atlética Tubarões, com times de futebol e vôlei.

O site Conexão Comunidade entrevistou o secretário de comunicação do Tubarões, Daniel Luiz Miranda.

“A grande motivação da existência do time, a meu ver, é a da resistência política. O futebol como espaço político, que deve ser disputado e ocupado. Isto porque o futebol é o maior produto cultural da América Latina. Qualquer um que junte dois com dois sabe disso. É na internet, no cinema, na televisão, nos filmes, novelas e séries, na literatura, nas grandes mídias, nas posições de destaque, naturalmente, que o processo de produção de heróis e símbolos, nacionais ou individuais, se estabelece”, disse Miranda ao site.

Reprodução

Há 15 anos, nasceu em Floripa o Magia Sport Club. Depois, veio o Sereyos, aumentando a presença de esportistas LGBTQIA+ no esporte.

Segundo o secretário, em 2017, houve uma organização nacional – com a criação da Ligay – que levou à criação de várias equipes e ligas regionais e nacionais. Em Floripa, nasceu o Sereyos Sport Club, em 2017. “O fundador do time, Eddie Primm, faleceu há menos de um mês. Aproveito pra deixar aqui a minha homenagem. O time cresceu demais e a necessidade de outro time apareceu. Nasceu a Associação Atlética Tubarões.”

Mesmo que a equipe seja bem recebida em diversos locais, Miranda relatou que o preconceito ainda causa incidentes.

“Florianópolis é uma cidade tida por ‘gay friendly’. A Grande Florianópolis é uma outra realidade. Não é exatamente a mesma tranquilidade pra se expressar em todos os cantos, embora sempre sejamos bem tratados, em todos os campos que jogamos e treinamos. Já tivemos incidentes um pouco desagradáveis em amistosos, mas, de forma geral, temos mais experiências positivas do que negativas”, contou Miranda ao Conexão.

A Associação Atlética Tubarões faz treinos semanais, nas sextas às 22h, na Arena São José.

Reprodução

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.