No último dia 28 de junho, o Ministério de Turismo do Uruguai iniciou uma das suas metas para a promoção do turismo LGBT+ no país. Com uma festa online, comandada por Mario Pacheco e Loli Arana a live teve mais de 15 mil interações e mostrou a esse segmento que estarão na lista de prioridades do órgão de turismo do país.

GAY BLOG BR by SCRUFF

Uma das metas da Secretaria de Turismo para o quinquênio será “desenvolver e promover produtos e serviços turísticos para o coletivo LGBT+”, adiantou o Ministro de Turismo, Germán Cardoso. Desde o Ministério de Turismo “apostaremos a ampliação e diversificação da oferta a esse segmento: necessitamos estimular o desenvolvimento de propostas especializadas que nos permita fortalecer o posicionamento regional e crescer o mercado internacional”, acrescentou o assessor do Ministério, Oscar Iroldi.

Ministério de Turismo do Uruguai vai diversificar a oferta do turismo LGBT+
Reprodução

O estímulo e o trabalho relacionados com privados para a diversificação da oferta de entretenimento, como a especialização no turismo de bodas ou até o desenvolvimento de Festas do Orgulho, formam parte da agenda. “Necessitamos trabalhar com todo o setor turístico que aposta no crescimento do mercado LGBT no país”, enfatizou Iroldi.

Uruguai é um exemplo pela atenção e respeito a todas as pessoas e seus direitos, elementos que valeram o reconhecimento internacional e sua capacidade de atração como o destino turístico LGBT latino-americano melhor ranqueado.

Desde suas raízes o Uruguai é uma nação com forte vocação democrática, aberta, antidiscriminatória e integradora. Desde o começo do século XX Uruguai promulgou uma legislação avançada em reconhecimento dos direitos laborais e sociais. Na atualidade conta com leis contra o preconceito, mudança de sexo registral, de união concubinária, adoção, matrimonio igualitário e de inclusão da população trans.

Posicionamento mundial

No informe anual de 2020 do guia Spartacus Traveler, Uruguai ocupou o 5º lugar no ranking global como destino friendly e seguro para esse segmento devido ao trato e sua avançada normativa contra a discriminação.

Já em abril de 2015, Montevidéu foi considerada a cidade mais amistosamente gay do continente, daí por diante outros destinos como Buenos Aires, Rio de Janeiro, Cidade do México e Guadalajara, segundo a publicação especializada Sentido G.

No Uruguai vivem mais de 300 mil pessoas aproximadamente da coletividade LGBT e no mundo se espera que o segmento ajude a recuperar a reativação do setor. “Desde a International Gay and Lesbian Travel Association (IGLTA), asseguram que os turistas da comunidade são leais e com uma alta predisposição a viajar, ainda depois do COVID-19, expressou o CEO”, John Tanzella.

Predisposição para viajar

Segundo a pesquisa realizada pela IGLTA com 14.658 pessoas identificadas como membros da comunidade confirma-se a tendência. Dois terços (66%) dos pesquisados globais disseram que se sentiriam cômodos de viajar novamente por prazer antes do final de 2020 – entre setembro e outubro, enquanto 34% o fariam em 2021. Do total de pesquisado quase a metade (46%) disse que os tipos de destinos que ele escolhe visitar não mudariam depois que a situação do coronavírus fosse resolvida, refletindo um alto grau de lealdade ao destino em meio às incertezas.

Enquanto 25% indicou que ainda estavam indecisos, somente ao redor de 29% disseram que poderiam mudar suas opções de destino.

Quanto as projeções para os próximo seis meses os pesquisados mencionaram realizar certas atividades e em alguns casos escolhem mais de uma opção: 57% gostaria de fazer uma viagem nacional de ócio, enquanto 29% planeja uma viagem internacional. No entanto, 34% permaneceria em casa e 48% iria a um hotel ou resort nacional.

Dos que decidem sair de casa, o fariam para assistir algum evento particular ou um festival da comunidade (33%) ou fariam viagem em excursão (21%), visitariam um parque (20%) ou fariam um cruzeiro (13%).

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.