O jogo de poker, especialmente o jogo de poker online, tem aumentado sua popularidade e atraído cada vez mais pessoas para as mesas e plataformas online. As celebridades não são exceção no caso. Como qualquer setor em crescimento, o jogo atraiu muita atenção, tanto de investidores, quanto de novos jogadores, e os famosos não são uma exceção quando falamos sobre o assunto.

Atualmente, o poker online pode ser considerado um fenômeno na Internet, e não é a toa. A versão online do jogo é mais prática e traz mais vantagens de jogo para os jogadores. Umas delas é a possibilidade de acessar os jogos de qualquer lugar do mundo, com flexibilidade de horário, e por quanto tempo se desejar. Outra vantagem é a necessidade de pouquíssimos recursos para iniciar no jogo: um dispositivo móvel, por exemplo, com boa conexão de Internet já é suficiente para iniciar uma partida e praticar as melhores estratégias de jogo.

Essa popularidade atraiu mais gente para os sites de jogos online e mesas de poker, tanto de torneio quanto mesas privadas. Agora, muitos famosos são vistos não só em jogo, como também ilustrando anúncios de marcas de poker e outros produtos relacionados. Alguns artistas já foram inclusive patrocinados por marcas, de tanto que se aprofundaram no mundo do poker. Veja alguns deles abaixo.

Matt Damon

O ator é conhecido nas mesas de poker dentro e fora das telas. Além de já ter participado de alguns filmes com a temática do jogo, incluindo o clássico Cartas na Mesa, Matt se interessou pelo jogo enquanto se preparava para os filmes e não parou de jogar desde então.

Ben Affleck

Affleck é um grande conhecido em Hollywood e nas mesas de poker. O ator joga ativamente, é um entusiasta do esporte, e já teve algumas aulas para melhorar suas jogadas, como o clássico straight. O ator geralmente joga entre amigos e outros do meio artístico, não em competições profissionais, mas ainda é considerado um bom jogador, que inclusive conseguiu arrematar grandes quantias.

Brad Pitt

Uma celebridade que dispensa apresentações. Além de grande ator, Pitt também é fã do jogo e sempre participa de mesas de poker, seja em eventos ou festas beneficentes, ou com amigos em mesas particulares. O ator também é conhecido por suas jogadas de poker nas telas, como no filme “Onze Homens e Um Segredo”, onde faz o papel de um vigarista que ensina celebridades a jogar poker para ganhar.

Neymar Jr.

O jogador brasileiro não esconde de ninguém seu interesse pelo poker. Desde eventos particulares em casa, para jogar com amigos, até participações em algumas competições e torneios, Neymar está sempre presente. As mesas de Neymar reunem outras celebridades e atletas de peso, que também se interessam pelo jogo, como o surfista brasileiro, Gabriel Medina.

Um jogo que vai além da sorte

Mesmo com toda popularidade, muitos ainda se enganam ao classificar o poker como um jogo de azar. Em muitos lugares, inclusive, o jogo ainda é proibido. No entanto, o poker não se encaixa mais na categoria de jogo de sorte. Em 2010 ele foi reconhecido como um esporte, assim como jogos de xadrez, dama e bridge, que são classificados como esportes da mente. O reconhecimento foi feito pela Associação Internacional de Esportes da Mente, a IMSA.

Mais do que nunca ele é reconhecido como um jogo de extrema estratégia, concentração, estudo e foco. Além disso, é necessário muita prática de jogo até ser considerado um jogador profissional. Alguns jogadores e atualmente campeões do meio, inclusive se dedicaram a expandir seus negócios e criaram cursos de formação para ajudar aqueles que querem investir no esporte. Já existem algumas escolas que ajudam a preparar jogadores com as estratégias e práticas necessárias para ser bem sucedido nas mesas.

No jogo de poker, o que faz a diferença no resultado é a habilidade do jogador. Diversos estudos já comprovaram que o conhecimento das regras, capacidade de percepção do jogo, paciência, controle emocional e análise do adversário são alguns dos fatores principais que afetam o resultado de um jogo, muito mais do que aquela carta da sorte que aparece no meio da rodada.

Uma empresa especializada em realizar testes de qualidade de softwares no Canadá, por exemplo, chegou a realizar alguns testes com mãos de poker. Foram analisadas 103 mãos de poker para concluir que, deste cenário, em 63% dos casos, o jogador pode vencer sem ao menos revelar suas cartas.

Por isso tantos famosos e celebridades tem se envolvido cada vez mais no jogo. Pelas possibilidades de testar seus limites e suas capacidades, além de melhorar características pessoais enquanto jogam, como concentração, raciocínio rápido e foco. Além disso, eles ainda tem a oportunidade de jogar com profissionais e jogadores diferentes, em torneios reais, muito além da roda de amigos.