Não existe uma fórmula secreta para acumular riqueza. Mas existem princípios que você pode seguir, independentemente de quanto ganhe. Mentalidade de crescimento, bons hábitos sobre o uso do dinheiro, perspectivas positivas e decisões financeiras planejadas são algumas das estratégias fundamentais para conquistar a independência financeira.

GAY BLOG BR by SCRUFF

A maioria dos milionários é autodidata. Todos eles começaram de baixo, construíram sua riqueza e continuam a tomar medidas para manter ou aumentar seus ativos. Os hábitos são os alicerces do sucesso financeiro – eles definem uma pessoa e podem ajudá-la a acumular riqueza ou, pelo menos, ter uma situação financeira melhor. De acordo com uma pesquisa da Fidelity Investments, 86% dos indivíduos com patrimônio líquido de US $ 1 milhão ou mais, alcançaram esta cifra bancária sem um fundo fiduciário ou herança.

Existem várias publicações interessantes sobre este assunto, que trazem dicas baseadas em histórias reais e estudos sobre comportamento que podem servir como ponto de partida para a vida dos sonhos. Entre elas estão a interessante pesquisa publicada no site Lottoland sobre “Como fica rico” que, inclusive, menciona o protagonista deste artigo, o consultor financeiro e escritor, Tom C. Corley.

Corley estudou por vários anos os hábitos de milionários que acumularam riqueza por conta própria. Graças à sua extensa pesquisa, ele descobriu que práticas diárias ditam o quão bem ou malsucedido uma pessoa será na vida. Muitas das tranformações do status bancário comum para o de “sete dígitos” pode ser atribuída a “hábitos ricos”, um termo cunhado pelo próprio Thomas Corley.

O norte-americano diz que há uma causa e um efeito associados aos hábitos. Os hábitos são a causa da riqueza, pobreza, felicidade, tristeza, estresse, bons relacionamentos, relacionamentos ruins, boa saúde ou saúde ruim, entre outros. A boa notícia é que todos os hábitos podem ser mudados, disse Corley.

Os princípios de Tom Corley podem ser encontrados em dois livros excepcionais: “Change Your Habits, Change Your Life” (“Mude seus hábitos, mude sua vida”), de 2016; que é a sequência do best-seller “Rich Habits: The Daily Success Habits of Wealthy Individuals” (“Hábitos ricos: os hábitos diários de sucesso de indivíduos ricos”), de 2009. Graças à sua pesquisa, o sucesso não precisa mais ser um segredo guardado pela elite e pelos ricos. Não importa em que patamar financeiro uma pessoa se encontre, a mudança nos hábitos a guiará para o sucesso.

“Seus hábitos são a razão de você ser rico ou pobre”. “Na verdade, geralmente são dois ou três hábitos que separam os ricos daqueles que têm dificuldades financeiras”; princípios do livro “Rich Habits: The Daily Success Habits of Wealthy Individuals”.

“Aqueles que aprendem bons hábitos diários com seus pais, mentores, ou por meio da escola de golpes duros, se destacam na vida. Suas vidas são excelentes. Eles governam o mundo. Eles impõem respeito, ganham a maior parte do dinheiro deste mundo e controlam a vida de milhões de pessoas que não têm bons hábitos diários”; do livro “Change Your Habits, Change Your Life”

Como desenvolver hábitos milionários?

Abaixo estão alguns comportamentos da rotina dos ricos, observados por Corley, que darão uma breve visão do que está registrado nos seus livros, leitura obrigatória que deve ser adicionada à sua biblioteca de desenvolvimento pessoal.

Os ricos preferem ser educados e leem de forma consistente.

Corley escreveu que 88% das pessoas ricas “dedicam trinta minutos ou mais do seu dia à autoeducação ou à leitura de autoaperfeiçoamento” e que “a maioria não lê para se divertir”. Ele descobriu também que os ricos tendem a ler três tipos de livros: biografias de pessoas bem-sucedidas, livros de autoajuda ou de desenvolvimento pessoal e livros de história.

Os ricos se exercitam regularmente.

O autor relatou que “76% dos ricos se exercitam aerobicamente, 30 minutos ou mais todos os dias”. O exercício aeróbico inclui qualquer modalidade relacionada a cardio, como corrida, caminhada ou ciclismo. “Cardio não é bom apenas para o corpo, mas é bom para o cérebro”, escreveu ele.

Eles andam com pessoas de sucesso.

“Você tem tanto sucesso quanto aqueles com quem se associa com frequência”, escreveu Corley. “Os ricos estão sempre à procura de indivíduos otimistas, orientados para seus objetivos e que tenham uma visão mental positiva em geral.” É igualmente importante evitar pessoas e influências negativas, disse ele.

Eles são voluntários.

Para se cercar de pessoas boas, muitos milionários que cresceram por conta própria recorrem à caridade, disse Corley. “É por isso que tantas pessoas ricas se dedicam à filantropia. Dos milionários que ele estudou, 72% trabalhavam como voluntários cinco horas ou mais por mês.

Eles dormem pelo menos sete horas por noite, e acordam cedo.

O sono é fundamental para o sucesso”, escreveu Corley. Em seu estudo, 89% dos milionários self-made relataram dormir sete ou mais horas todas as noites. Quase 50% disse que acorda pelo menos três horas antes de seu dia de trabalho realmente começar.

Os ricos têm várias fontes de renda.

“Milionários que conquistaram suas riquezas não dependem de uma única fonte de renda”, disse Corley, acrescentando que 65% “tinham pelo menos três fluxos de renda que criaram antes de fazer seu primeiro milhão de dólares.”

Eles nunca desistem.

“Os milionários que se construíram por conta própria são persistentes. Eles nunca desistem de seus sonhos. Eles preferem afundar com o navio a desistir”, escreveu Corley. Em seu estudo, mais de um quarto dos participantes disseram que fracassaram pelo menos uma vez em seus negócios – e se recuperaram imediatamente.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.