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Focada na celebração e empoderamento da comunidade LGBTQIA+, a Meta reforça, neste mês de junho, uma série de iniciativas ligadas ao “Feito com Orgulho“, movimento criado pela empresa responsável pelas empresas Facebook, Instagram e Whataspp para destacar empreendedores LGBTQIA+ e oferecer recursos e treinamentos gratuitos para impulsionar seus negócios.

Durante a 20ª Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBTQIA+, promovida pela Associação da Parada Orgulho LGBT no dia 16 de junho, no Largo do Arouche, em São Paulo, empreendedores poderão acessar, gratuitamente, treinamentos presenciais sobre anúncios do Instagram, Lojas do Instagram, WhatsApp Business e Reels, todos produzidos e ministrados por especialistas dessas plataformas e pensados para que esse público possa alavancar suas estratégias de negócios e alcançar mais pessoas – já que é nas redes sociais que a maioria da comunidade começa a empreender.

“Seguiremos reforçando nosso compromisso de apoio à comunidade LGBTQIA+ de forma intencional e contínua, com esforços como o programa de aceleração, que se estende ao longo dos próximos meses do ano. Por meio do movimento Feito com Orgulho, queremos fortalecer quem empreende, oferecendo capacitação, inspirando e ajudando a dar visibilidade a esses negócios. Reconhecemos o papel crucial desse suporte, que gera impacto positivo tanto econômico quanto social – não só para o empreendedor, como para toda a comunidade”, explica Jorge Lisauskas, gerente de Marketing para Pequenas Empresas da Meta na América Latina.

Mica Ferraz, uma das fundadoras da Cerveja Macuco, cujo foco é a produção e comercialização de cervejas com frutas, faz questão de destacar a importância desse tipo de apoio. Durante os momentos mais cruciais da pandemia, relembra, Facebook, Instagram e WhatsApp foram responsáveis por 80% de suas vendas, feitas em Porto Alegre e nos Estados da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Para Mica, nada mais justo do que celebrar essa vitória agora em junho: “O mês do orgulho é muito importante para a nossa empresa. Gostamos de celebrar e ressaltar o orgulho de sermos empreendedoras da comunidade, inspirando outras pessoas e mostrando que é possível empreender e acreditar na construção da nossa autonomia. É a realização de um sonho poder estar aqui na Feira Cultural da Diversidade, compartilhando a experiência da marca Macuco. Além disso, temos a possibilidade de estar em conexão com outras pessoas, expandindo redes e conhecendo outras iniciativas que trazem a visibilidade do empreendedorismo LGBTQIA+”, diz Mica Ferraz.

Meta divulga novas iniciativas gratuitas para apoiar empreendedores LGBTQIA+
Foto: Reprodução/Meta

Empresas amigas: conheça mais iniciativas

Também durante a 20ª Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBTQIA+, a Meta anuncia uma série de parcerias com outras empresas com histórico de investimento na comunidade.

Uma delas é a Intuit, fintech americana que ajuda pequenas e médias empresas com tecnologia para gestão financeira. Ao longo de todo o mês, a empresa disponibilizará pílulas de conteúdo sobre educação financeira, além de uma Live para tirar dúvidas ao vivo sobre o tema, nas Páginas da Meta e nos canais da própria Intuit. No dia 16, Eduardo Trevisan, Gerente Sênior de Marketing de Produto da Intuit, participará da programação de conteúdo presencial com a palestra “O tripé do empreendedor de sucesso”, falando sobre a importância de uma boa gestão financeira, como o uso da tecnologia facilita a visão de dados e as tomadas de decisão de uma empresa, e como o apoio de uma consultoria estratégica pode ajudar no processo de crescimento do negócio.

Outra marca que também se junta ao time de parceiros do movimento “Feito com Orgulho” pelo segundo ano consecutivo é a Amstel. Nascida em Amsterdã, Amstel carrega consigo valores como liberdade, diversidade, respeito e autenticidade e, por meio de suas iniciativas, busca incentivar as pessoas a serem o que quiserem ser e sabe que o empoderamento financeiro é essencial para isso. Por meio da parceria, e com o intuito de apoiar empreendedores da comunidade LGBTQIA+, a marca doará espaço de mídia no Facebook e Instagram contribuindo para que esses negócios possam aumentar sua visibilidade online.

Para além da Feira, outro ponto alto das iniciativas do “Feito com Orgulho” é a renovação do programa Aceleração de Negócios LGBTIQ+, desenvolvido em parceria com a Aliança Nacional LGBTI+ e Micro Rainbow International Foundation, o qual apoiará 80 pequenos negócios entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023. O programa é voltado para empreendedores LGBTQIA+ de todo o país que já possuem um pequeno negócio e oferecerá cursos online, oficinas, mentorias e encontros com especialistas de marketing e negócios, além de recursos exclusivos para melhorar seus conhecimentos em gestão de negócios, aumentar suas vendas e networking, e impulsionar sua empresa. As inscrições estão abertas até 23/07/2022.

Serviço:

Mês do Orgulho Meta: 20ª Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBTQIA+
Quando: 16 de junho, quinta-feira, a partir das 10h
Onde: Largo do Arouche, centro de São Paulo
Entrada: Gratuita

Programação:

10h – Saiba como o WhatsApp Business pode te ajudar a vender mais
10h30 – Comunidades para Marcas: como desenvolver uma comunidade alinhada aos seus objetivos de negócio
11h00 – Oficina Reels: como utilizar Reels do Instagram e Facebook para a divulgação do seu negócio, com dicas para turbinar habilidades de criação de conteúdo digital.
12h – Impulsione o seu negócio com anúncios no Instagram
12h15 – Instagram Ads: como usar os anúncios no Instagram, quais os formatos disponíveis, botões de chamadas para ação e dicas para alcançar mais pessoas
12h30 – Comece a vender online usando as Lojas do Instagram
13h – Workshop “O Tripé do Empreendedor de Sucesso” (Eduardo Trevissan, Gerente Sênior de Marketing de Produto Intuit)
13h20 – Saiba como o WhatsApp Business pode te ajudar a vender mais
13h50 – Oficina de Reels
15h – Impulsione o seu negócio com anúncios no Instagram
15h30 – Instagram: Comece a vender online usando as Lojas do Instagram
16h00 – Encerramento com a palestra “A comunidade LGBTQIA+ unida para empreender com orgulho”, da Micro Rainbow e Aliança Nacional LGBTI

Empreendedores:

● Cerveja Macuco (@cervejamacuco), Rio Grande do Sul
Cervejaria independente de Porto Alegre, criada em 2016 pelo casal Mica e Nanda. Uma das estratégias para encontrar mais clientes foi criar campanhas de marketing mensais segmentando o público por interesses como “cerveja artesanal” e faixa etária de 21 a 60 anos.

● Entre Paredes (@entreparedes.art), São Paulo
A loja nasceu durante o projeto de reforma do quarto de Graziella, sua fundadora. Ao perceber que não encontrava pôsteres do jeito que queria, começou a criar os seus e o que que era apenas uma solução pontual para a sua decoração tornou-se seu empreendimento e principal fonte de renda para ela, que também conta com a ajuda da namorada Karen.

● Flor de Jambu (@florde_jambu), Minas Gerais
É comandada por Fernanda, mulher periférica, LGBTQIA+, amazônica e empreendedora. A marca não é somente uma loja de venda de alimentos e produtos paraenses, é um espaço que promove a diversidade cultural e inclusão, divulgando a cultura do Pará através dos alimentos, turismo, artistas locais e toda a diversidade presente no norte do país. Além disso, Fernanda busca fazer com que nortistas que vivem em Minas Gerais possam se conectar com suas raízes e se sentirem acolhidas.

● Macramêxias (@macramexias), São Paulo
Direto do Jardim da Felicidade, na zona norte de SP, Caduda Mexias comanda a marca que produz AfroTransJóias com peças artesanais a partir do macramé, uma técnica milenar vinda da região norte da África. As jóias são produzidas nó por nó, com fios e linhas, de forma a carregar energias e vibrações de cristais preciosos e terapêuticos. O objetivo da marca é resgatar e dar visibilidade positiva aos corpos trans e racializados por meio do resgate de sua ancestralidade.

● Makra (@makra.mystica), SP
Joalheria artesanal criada em 2015 por Fernanda, uma empreendedora bissexual que produz joias que transmitam força e amor próprio, por meio de amuletos. A marca exalta elementos da natureza, como metais latão (brass), prata 950 e ouro que não são banhadas, mantendo o acabamento natural, quase bruto, para permitir uma conexão ainda mais forte com a natureza que os originou.

● Mermeleia Geleias Artesnais (@mermeleia), São Paulo
Criada por Mauro e Thiago, a Mermeleia usa frutas brasileiras da época, em combinação com especiarias e bebidas alcoólicas que realçam o sabor e geram um diferenciado na linha de geleias. Além disso, também oferece cursos.

● Kristaloterapia (@kristaloterapia), São Paulo
Marca de São Paulo, fundada por Ana Carolina, que desejava criar peças com cristais para cuidar da sua própria energia, mas não encontrava nada que correspondesse aos pré-requisitos necessários para que a terapêutica dos cristais pudesse ser eficiente em acessórios, como por exemplo, não furar as pedras e ser vegana durante todo o processo de confecção da peça.

● Natural do Barbosa (@naturaldobarbosa), São Paulo
Henrique, proprietário da marca, sempre trabalhou com cabelos em salões de beleza, mas desenvolveu alergia a algumas substâncias cosméticas e, juntamente com Ricardo, seu parceiro na vida e nos negócios, começou a procurar alternativas naturais para cuidar dos cabelos. E foi neste momento que a marca nasceu. Atualmente, além de consultoria, produzem cosméticos artesanais gentis com a natureza. Todos os produtos são livres de sulfatos, parabenos, fragrâncias sintéticas e outros componentes químicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

● Vitorelo.Art (@vitorelo.art), São Paulo
Marca de Kael Vitorelo, designer independente que trabalha com diferentes empresas e clientes com projetos voltados para as questões em pauta na atualidade. Atende desde clientes corporativos e instituições com serviços de motion, edição e comunicação gráfica, até projetos lúdicos de série animada e livro ilustrado. Escreve e desenha sobre o universo queer, feminismo, gênero e saúde mental.

● The Royal Dolls (@welovetheroyaldolls), São Paulo
Rafael, seu proprietário, produz bonecas personalizadas com fios de cabelos humanos e maquiagens feitas à mão, inspiradas no universo pop e na diversidade de mulheres reais. As bonecas fizeram tanto sucesso que já apareceram em publicações internacionais respeitadas, como Allure, Cosmopolitan, ELLE e no blog The Huffington Post.




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