A diversidade é um dos temas mais debatidos por especialistas em recursos humanos. Afinal, já se sabe que empresas mais diversas têm profissionais mais produtivos e com capacidade de inovação. Mas, na prática, como implantar ações que criem um ambiente seguro e garantam oportunidades contínuas para o desenvolvimento desses profissionais para que consigam ocupar funções de destaque e de liderança?

GAY BLOG BR by SCRUFF

Para a Pulses, startup que tem soluções de clima organizacional medidos de forma contínua, não há diversidade sem inclusão. “É como se tivéssemos vários instrumentos musicais que, sozinhos, não tocam uma bela música. A inclusão é uma forma de trazer sinergia, integração e harmonia, o que vai acabar impactando diretamente no crescimento das empresas. É por meio da diversidade que temos olhares e opiniões diferentes e ricos que ajudam na inovação”, comenta Michelly Dellecave, CMO da startup.

Na empresa, um dos mantras é o “Diversigrowth” – a diversidade nos faz crescer, e este é um dos tópicos que estão presentes na cultura do negócio. Neste mês, por exemplo, os colaboradores participaram de uma roda de conversa sobre o tema com um convidado externo. “Promover discussões e reflexões a respeito da pauta LGBTI+ é essencial na construção de ambientes de trabalho acolhedores e consideradores. Trazer este tipo de ação para a empresa é ótimo para que gestores e RH possam pensar em práticas para melhorar suas políticas de inclusão”, destaca Michelly.

Para Hóttmar Loch, diretor geral da Nohs Somos, startup que mapeia locais amigáveis aos LGBTI+ e estimula a diversidade em empresas, o processo de inclusão é um movimento top-down, ou seja, deve ocorrer a partir das lideranças para os demais colaboradores, buscando o engajamento, o diálogo e a segurança psicológica dos times. Se bem conduzida, a estratégia de diversidade pode se tornar um diferencial competitivo e servir como alavanca de performance e inovação. “Antes de estruturar a estratégia de diversidade, é importante compreender porque o tema diversidade e inclusão é relevante para a organização e se isso está realmente conectado com o propósito e os valores da empresa”, afirma Hóttmar.

Nohs Somos startups de tecnologia
Nohs Somos – Divulgação

Colaboradores integrados

A Involves, scale-up que desenvolve soluções para trade marketing, incluiu na cultura organizacional práticas e políticas para promover a diversidade. De acordo com Thuany Schutz, gerente de RH, a empresa tem como o base o respeito e o tratamento das pessoas como únicas. Cerca de 20% do time de envolvidos (os colaboradores da empresa) se autodeclara LGBTI+, segundo levantamento do grupo de diversidade e inclusão Diversa, organizado pelos próprios colaboradores. Para se tornar um ambiente acolhedor, a empresa organiza rodas de conversa sobre preconceito e discriminação racial, gênero e sexualidade, trabalha a preparação das lideranças sobre os temas e promove ações do grupo Diversa para desconstruir estereótipos de gênero.

“O grupo é um espaço essencialmente de aprendizagem e acolhimento, onde todas as pessoas são bem-vindas para compartilhar conhecimento e experiências sobre diversidade. Acreditamos que ao conversar sobre preconceito, discriminação e privilégios evoluímos como pessoas e profissionais”, explica Luciano Costa, coordenador da área de Gestão do Conhecimento e um dos facilitadores dos encontros.

Ayna Christovam, customer success na Involves, conta que ao entrar na empresa há sete meses percebeu a importância de uma iniciativa voltada à diversidade. “Nunca tinha trabalhado em uma empresa que tivesse um comitê formado para debater ações nesse sentido. Como mulher lésbica e negra, estava acostumada a puxar o diálogo da diversidade, por isso me senti acolhida. Eu tive interesse em trabalhar na Involves pela cultura da empresa e, quando entrei na empresa, pude ser eu mesma, o que fez com que eu me fortalecesse”, conta Ayna.

“A diversidade ajuda na produtividade e na inovação, por isso, mudamos a divulgação das vagas para atrair pessoas de diferentes grupos, seguindo o tom de voz da empresa, neutro (sem gênero). Além disso, fizemos ações nas redes sociais mostrando uma equipe diversa, para que todas as pessoas que se candidatem sintam-se acolhidas”, explica Thuany.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.