150 casais LGBTQIA+ se casam em cerimônia coletiva em Maceió

Segundo o presidente do Grupo Gay de Alagoas (GGAL), o número de pessoas que se inscreveram para oficializar a união bateu recorde

Um casamento coletivo realizado em Clima Bom, na parte alta de Maceió, contou com 157 casais, quase todos LGBTQIA+. Essa é a quinta edição do casamento promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, mas a primeira organizada pelo Centro de Acolhimento Ezequias Rocha Rêgo (CAERR). As informações são do G1.

A cerimônia foi realizada sob tendas montadas na rua onde o CAERR fica localizado. Uma equipe da Polícia Militar esteve presente, realizando a segurança. Segundo o presidente do Grupo Gay de Alagoas (GGAL), o número de pessoas que se inscreveram para oficializar a união foi alto. “Houve um recorde esse ano. Com isso, foi preciso montar um script, com uma turma às 15h e outra às 16h30, para evitar aglomeração”.

“Me sinto nervosa e feliz ao mesmo tempo. É uma experiência nova, estou começando agora a fase adulta”, disse uma das noivas chamada Ingrid, que se casou com Evelyn nesta tarde.

150 casais LGBTQIA+ se casam em cerimônia coletiva em Maceió
Foto: Gustavo Cândido/ G1

“Há a necessidade de firmar os nossos direitos”, disse o professor Nivaldo Miranda (32) que se casou com o namorado Régis Anário (46), “no momento em que a gente está vivendo, de retirada de direitos. Você saber que tem um direito e não usufruir dele é uma coisa que não deixo mais passar. É um direito que eu tenho de ser reconhecido, assim como um casal hétero tem”.

“O casamento LGBT não tira o direito de ninguém, ele não tira o direito de casais que são favorecidos historicamente. Na verdade, ele faz correções históricas e necessárias e que considera todos em igual direito”, disse Régis.

Apesar de a maioria dos casais ser LGBTQ+, houve alguns casais heterossexuais na cerimônia coletiva. Segundo Nildo, a ideia é afirmar os direitos iguais “Como é possível observar hoje aqui, não só casais LGBT se casaram, como também casais heterossexuais. Pensando mesmo na afirmação de direitos iguais”.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

NO COMMENTS

ComenteCancel reply

Discover more from GAY BLOG BR @gayblogbr

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Exit mobile version