O Consórcio Intermunicipal Grande ABC firmou na última quarta-feira, 12 de agosto, um convênio com a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, para se especializar em receber denúncias referentes à homofobia e sorofobia (contra pessoas que convivem com HIV ou AIDS).

GAY BLOG BR by SCRUFF

A iniciativa possibilitará o treinamento e a capacitação de agentes designados pelo colegiado de prefeitos para orientação e recebimento de denúncias. O instrumento também prevê a realização de sessões de mediação de conflitos na sede da entidade regional.

Participaram do evento o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti; o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão; e o coordenador estadual de Políticas Para a Diversidade Sexual, Marcelo Gallego.

ABC Crédito: Secretaria da Justiça e Cidadania
Crédito: Secretaria da Justiça e Cidadania

A parceria prevê que as sete cidades acolham denúncias com base nas leis estaduais 10.948/01 (que pune a discriminação em razão de orientação sexual ou identidade de gênero) e 11.199/02 (que pune a discriminação contra pessoas que vivem com HIV ou Aids) e posteriormente as encaminhem para a Secretaria da Justiça e Cidadania.

Por meio do convênio, a secretaria estadual será responsável pela capacitação dos servidores sobre temas vinculados diretamente à discriminação da população LGBT e das pessoas que convivem com HIV ou Aids, com o objetivo de promover a orientação e o recebimento de denúncias.

Caberá ao Consórcio ABC indicar os agentes que serão capacitados, disponibilizar estrutura adequada para recebimento das denúncias e para eventos relacionados ao convênio, fornecer informações, além de manter permanente diálogo com as instâncias que trabalhem na promoção de Políticas Públicas Afirmativas e Promoção da Diversidade Sexual e de Gênero.

O secretário estadual da Justiça e Cidadania ressaltou que a iniciativa representa uma conquista como política social. “O dia de hoje é muito importante, pois marca a assinatura do primeiro convênio do Governo do Estado com um consórcio público para uma ação deste tipo. Esta é uma ação idealizada para dar mais segurança à população LGBTQ+”, afirmou Dimas Mascaretti.

O presidente do Consórcio ABC destacou que a entidade regional é, mais uma vez, pioneira no desenvolvimento de políticas públicas em benefício da população das sete cidades. “Esta iniciativa reforça o combate à discriminação no Grande ABC. Como governantes, um dos nossos principais papéis é reforçar a importância do respeito à vida, à dignidade e à diversidade”, disse Maranhão.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.