GAY BLOG BR by SCRUFF

A astrônoma Lucianne Walkowicz, que fazia parte do Comitê Consultivo de Astrofísica (APAC) da NASA, pediu demissão de seu cargo após a escolha do nome do novo telescópio espacial: James Webb que, segundo ela, é praticado de acusar homofobia. As informações são do Olhar Digital.

“Em 28 de setembro – o mesmo dia em que a Nasa decidiu enviar discretamente a alguns jornalistas selecionados sua patética posição de uma linha sobre a renomeação do JWST – fui atropelada por um carro enquanto caminhava”, relata Walkowicz na carta. “Estou de licença enquanto me recupero de meus ferimentos, mas deixe-me ser clara: estou renunciando à APAC não porque preciso de tempo para me recuperar, mas porque a forma como a Nasa lidou com as questões relativas à escolha de James Webb como nome de sua próxima missão principal ridicularizou este comitê”, escreveu a agora ex-conselheira.

Astrônoma divulga carta aberta protestando contra homenagem da NASA a homofóbico
Reprodução

O astrônomo homenageado é James Edwin Webb, administrador da NASA entre 1961 e 1968, e denúncias apontam que ele teria permitido que a NASA interrogasse funcionários no passado por serem gays. No entanto, o administrador da agência Bill Nelson, disse que houve uma investigação perante as práticas homofóbicas, mas que não há provas o suficiente pra incriminar Webb.

“Não encontramos evidências, neste momento, que justifiquem a mudança do nome do Telescópio Espacial James Webb”, afirmou Nelson à rádio norte-americana NPR.

Na internet, 1.200 pessoas assinaram uma petição exigindo que a NASA retirasse a homenagem ao Webb. Já Walkowiscs disse que “promessas de transparência e meticulosidade eram, na verdade, mentiras”.

“Também parece claro que a Nasa prefere um comitê de ‘Yes, Men’, um comitê que coassina coisas que ela já planejou fazer”, disse ela, acrescentando que não participa de coisas “que considera ridículas”. Ela termina a carta pedindo para que a comunidade científica não use o nome real do Telescópio Espacial James Webb.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"

1 COMENTÁRIO